Em Santa Catarina, as vagas são para Florianópolis.
De 1º de janeiro até 30 de junho de 2025, mulheres que completarem 18 anos no próximo ano poderão realizar, de forma voluntária, o alistamento militar, atualmente exclusivo para homens. Por meio da iniciativa, que é pioneira nas Forças Armadas, o Ministério da Defesa pretende, progressivamente, aumentar a presença feminina na carreira militar.
A proposta deve ofertar cerca de 1,5 mil vagas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal, sendo 155 vagas na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica. As candidatas poderão se alistar pela internet ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar. Em Santa Catarina, as vagas são para Florianópolis.
Atualmente, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Por lei, o alistamento tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a cada período de um ano até o prazo máximo de oito anos.
O processo abrange, além da etapa de alistamento, seleção geral seguida de seleção complementar. Na sequência são feitas a designação, a distribuição e a incorporação. Durante a seleção, haverá entrevistas, exames e testes físicos.