Sábado, 13 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Região Sul participa de mostra colaborativa inédita

Exposição “Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica” está em cartaz no Rio de Janeiro

18/06/2025 14:58|Atualizada em 18/06/2025 16:59|Por Redação

A diversidade cultural, a territorialidade e a sustentabilidade dos três estados do Sul do Brasil ganharam destaque na exposição “Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica”, que entrou em cartaz no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

A mostra é fruto de uma iniciativa inédita realizada em colaboração entre o Sebrae Santa Catarina, Sebrae Paraná, Sebrae Rio Grande do Sul e CRAB.

Mais do que valorizar o artesanato regional, a exposição evidencia pilares estratégicos das instituições envolvidas, como sustentabilidade, educação, inclusão socioprodutiva, indicação geográfica e turismo.

A mostra reúne peças feitas à mão com matérias-primas originárias do Bioma Mata Atlântica — como argila, madeira, fibras naturais, fios e tecidos — que revelam a riqueza dos saberes tradicionais e a diversidade étnica da região Sul.

Os elementos expostos convidam à reflexão sobre histórias, desafios e contrastes, expressando uma identidade cultural rica e autêntica.

Cada um dos ambientes da exposição foi concebido para proporcionar uma experiência imersiva, despertando sensações e estimulando o público a refletir sobre o passado e o presente, com um olhar atento ao futuro.

O diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, destaca a relevância dessa exposição. “O CRAB é uma vitrine do que há de melhor no artesanato brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa parceria com o Sebrae/PR e Sebrae/RS é uma oportunidade única de divulgar para o Brasil e o mundo o artesanato de excelência produzido nos três estados do Sul, além da diversidade cultural, turística e gastronômica dos nossos territórios”, comenta.

Santa Catarina estará presente com 130 artesãos e mais de 850 produtos durante os meses da mostra.

O diretor técnico do Sebrae/RS, Ariel Fernando Berti, destaca que essa mostra é um marco para a região sul.

“Este é o primeiro projeto integrado – de uma série de iniciativas conjuntas – que tem como objetivo a valorização dos produtos locais. Então, neste momento, a ênfase é o artesanato, mas trazendo todo o contexto do bioma e do saber fazer. A união dos três estados tem o objetivo comum de mostrar a potência da nossa cultura”, explica o diretor.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destaca que a cultura paranaense estará representada com 627 peças artesanais, que envolvem 172 artesãos, de 25 unidades produtivas de artesanato.

Além disso, na abertura, serão apresentados dois pratos que usam produtos com Indicação Geográfica: brigadeiro de camomila de Mandirituba, e pão de melado batido de Capanema.

“O Paraná abriga uma das maiores áreas contínuas da Mata Atlântica, bioma que cobre os três estados do Sul e é o tema central desta mostra. As peças artesanais que estarão na apresentação unem os saberes e fazeres do trabalho manual, seu valor estético e a atenção à sustentabilidade — aspectos que buscamos evidenciar e levar aos empreendedores paranaenses”, afirma.

A curadoria da exposição, assinada por Silvia Baggio, especialista em cultura e criação, foi orientada por uma pesquisa poética, com registros fotográficos e audiovisuais que aproximam o espectador da vivência nos três estados do Sul do Brasil.

O feito à mão, a tradição e o saber transmitido entre gerações — como o guaimbê, os bilros, as danças típicas, a prosa com um chimarrão e os costumes açorianos — são valorizados em cada detalhe.

A mostra também inclui ações de educação ambiental, com foco na preservação do Bioma Mata Atlântica, uso de materiais sustentáveis e incentivo a práticas conscientes e reflexivas sobre desperdício e poluição.

A exposição “Sinta o Sul - Bioma Mata Atlântica” conta com o apoio da Fecomércio-SC, Fecomércio-RS, Fecomércio-PR, Governo do Estado de Santa Catarina, Governo do Estado do Paraná e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

  • 1 / 2
  • 2 / 2
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR