Sábado, 13 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Encontro reúne 30 carros de boi em TB

Intenção dos organizadores é tornar o evento tradição anual. Primeira edição reuniu cerca de 250 pessoas da região

03/06/2025 06:00|Por Tatiana Dornelles / [email protected]

Um encontro inusitado reuniu cerca de 250 pessoas em Tubarão: foi a primeira edição Amigos do Carro de Boi - Tradição e Amizade. O evento foi realizado na comunidade de Sombrio, no bairro São Martinho, e contou com a participação de moradores locais e de Garopaba, além de reunir um total de 30 carros de boi.

Segundo um dos idealizadores, Alex Mateus, a conversa sobre o carro de boi e a tradição que carrega foi o que motivou a realização do encontro. “Sempre tivemos um grande amor por essa cultura tão rica, que fez parte da vida de muitos de nossos antepassados. Queríamos resgatar essa tradição em nossa comunidade e em nosso município, como forma de preservar a história e valorizar aqueles que viveram e trabalharam com o carro de boi”, explica.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro, revela Alex, superou todas as expectativas da organização. “Encheu nosso coração de alegria. Tivemos a honra de receber os carreiros tanto da nossa comunidade quanto das comunidades vizinhas. Fizemos um trajeto de dois quilômetros até um sítio”, explica. 

De acordo com Alex, os participantes do evento eram dos bairros São Martinho (comunidade de Sombrio), Caruru, Bom Pastor, Guarda e ainda visitantes dos carreiros de Garopaba.  “Reunimos cerca de 250 pessoas e esse foi apenas o começo de algo que promete crescer e unir ainda mais pessoas em torno da tradição e da história que tanto nos orgulha”, acrescenta.  

Encontro anual   

A intenção é tornar este encontro uma tradição anual, sendo realizado sempre na primeira semana de junho. “Foi tão especial ver a participação e o envolvimento de todos que sentimos ainda mais vontade de continuar e expandir esse movimento. Queremos cultivar e fortalecer  a cultura do carro de boi em nossa comunidade e região, valorizando nossas raízes e passando esse amor às novas gerações”, finaliza Alex. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR