Gravatal fará projeto para centro de tratamento com uso de água termal
Com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações estratégicas para o desenvolvimento do turismo na região, Gravatal recebeu ontem o Encontro da Instância de Governança Regional (IGR) Encantos do Sul, com a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina (Setur).
Durante o evento, a secretária de Estado da pasta, Catiane dos Santos Monteiro Seif, garantiu apoio do estado para o projeto do Centro Hidroterápico para Gravatal.
O Centro Hidroterápico é um projeto do município que visa construir um centro de tratamento de saúde pautado no uso da água. No espaço, pretende-se sistematizar todas as terapias alternativas com a medicina tradicional e formar um local que abrangerá todas as áreas.
Integração
O objetivo do evento, que teve a participação da secretária de Estado do Turismo, foi alinhar as diretrizes da política estadual de turismo com as demandas locais e promover a integração entre os diversos atores do setor.
Segundo o prefeito de Gravatal, Clei Rodrigues, a intenção é trabalhar junto com municípios da Amurel e Amrec, como forma de alavancar o setor. “Gravatal já tem vocação turística há quase 70 anos. Trabalhamos de forma isolada e a Encantos do Sul traz a pauta para trabalhar junto com outras cidades”, afirma.
Para Clei, os resultados serão melhores se houver essa integração turística. “Se vendermos a região como um todo, teremos resultados muito mais positivos do que temos hoje. Em Gravatal, a média de permanência dos turistas é três dias. Ao vender a região, teremos produto turístico para deixar o turista por uma semana”, diz o prefeito, que cita as praias de Laguna, Jaguaruna, o passeio de trem em Tubarão, a Serra, entre outros.
De acordo com Catiane, o governo do Estado quer estar ao lado dos municípios no que se refere à integração do turismo. “O governador Jorginho Mello espera que estejamos apoiando e amparando os municípios. Estamos juntos. Uma vez concluída a integração turística, é só colocar na nossa mão para promovermos. Não tem concorrência entre os destinos. Um complementa o outro. E quando existe esse pensamento de integralidade, todo mundo ganha”, ressalta.
O evento contou com dirigentes municipais de turismo, membros dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) e profissionais do trade turístico da região.