Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

03/07/2025 06:00

O carro vermelho

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!

Uma secretária entrou na sala do chefe logo pela manhã e ele perguntou a ela:

- Quantos carros vermelhos você viu enquanto vinha de casa até chegar aqui?

A funcionária, meio sem entender, respondeu:

- Não sei, chefe. Provavelmente passou algum por mim, mas não percebi...

- E se eu tivesse ligado para você bem cedo e tivesse dito que para cada carro vermelho que você encontrasse eu te daria R$ 100? – perguntou novamente o patrão.

- Daí eu ia prestar atenção e até procuraria os tais carros...

Esse diálogo representa a “teoria do carro vermelho”, a qual os psicólogos denominam de “viés de frequência” ou “atenção seletiva”.

Na prática, essa teoria diz que aquilo em que você foca, cresce, aquilo que você alimenta, floresce, seja uma ideia, um desejo ou um medo. 

No dia a dia, essa teoria nos persegue sorrateira. Quem está pensando em viajar vê promoções o tempo todo. Quem quer emagrecer só vê gente fit na internet. Quem está com medo da violência parece viver num país em guerra. A realidade, em si, não muda tanto, mas a lente com a qual nós a enxergamos, sim.

Estamos vendo muito isso nas redes sociais, hoje em dia. O tal algoritmo é um grande cúmplice dessa atenção seletiva, entregando mais do que você busca, numa espécie de eco digital da sua mente. Curtiu um vídeo sobre a Capela Sistina? Prepare-se para viver num mundo com afrescos de Michelangelo por todos os lados. Pensou em mudar de emprego? Lá vem um exército de coaches e de gente ensinando a fazer o currículo ideal.

No fundo, a teoria do carro vermelho nos lembra que somos mais influenciáveis do que gostamos de admitir e que sim, temos o poder de mudar o foco. O problema é: será que estamos escolhendo conscientemente onde colocamos nossos olhos?

Talvez valha a pena, de vez em quando, estacionar o carro vermelho e olhar em volta. Vai que o azul, ali do lado, combina mais com quem você quer ser, né?

Espera
Ei, se você deixar o seu café esperando, depois não vá reclamar que ele está frio...
Isso não é sobre café!

Caminho
Se você estiver no caminho errado, voltar significa progresso.

Aviso
Numa biblioteca havia uma placa com o seguinte aviso: POR FAVOR, NÃO COMA DENTRO DA BIBLIOTECA. 
E, em letras menores, a seguinte explicação: “Com restos de comida pelo chão, as formigas vão aparecer, vão aprender a ler e ficarão muito inteligentes. Como você sabe, o conhecimento é poder, e o poder corrompe, então elas se tornarão malignas e dominarão o mundo. Salve o mundo do apocalipse das formigas”.

Panqueca
Você gosta de panqueca? Gosta de fazer panqueca? Aquela massa quase líquida que você despeja em porções na frigideira e que vai cozinhando e tomando forma, sabe? Pois é, se você faz panquecas deve lembrar que a primeira nunca fica boa. Fica grossa demais, ou fina demais, ou queimada demais, ou não fica redondinha como deve ser. Mas você não desiste de continuar fazendo, né? Porque você gosta de panqueca...

Disciplina
Disciplina é explicar para o seu cérebro que ele precisa sacrificar prazeres imediatos para receber recompensas maiores no futuro.
 

Laís
A mulher do Dilton e mãe do Miguel está de aniversário. Parabéns, Laís Bittencourt. Aproveita teu dia!
 

Celebrando
O gente boa Omar Mendonça celebrando mais um ano de vida. Parabéns! 
 

Niver
Dia de cantar parabéns para a jornalista Magda Martins. Saúde, querida!
 

Núcleo Juvenil
A Associação Empresarial de Tubarão – Acit lançou mais um núcleo. Na última terça-feira, aconteceu a primeira reunião oficial do Núcleo Juvenil, que reúne jovens a partir dos 13 anos, que tenham interesse pelo universo dos negócios. O objetivo do novo núcleo é fortalecer desde cedo competências como liderança, criatividade e colaboração. A iniciativa é pioneira no estado, na aplicação da metodologia Empreender. O presidente da Acit, Alexsandro da Cruz Barbosa, que abriu o encontro, disse acreditar muito no sucesso da iniciativa. 


Frase solta, que deveria estar presa:
“Quanto mais você mantém o que não é para você, mais você adia o que é.”

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR