Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Um grande amigo, que de vez em quando eu cito por aqui, lembrou-me outro dia de um quadro que eu lhe dei, já há bastante tempo, quando trabalhávamos juntos em um órgão público. Disse-me ele, ao lembrar do humilde presente: “Já mudei de casa, já mudei de partido, já mudei de esposa, já mudei de opinião várias vezes, mas o quadro está lá, firme e forte.”
Eu sabia que o quadro continha uma mensagem. Sabia também que a mensagem foi escolhida para representar a minha admiração pela maneira profissional, justa e perfeita com que o meu colega de trabalho lidava com as missões que nos eram impostas.
Ficava claro que aquela mensagem foi importante ao meu amigo, assim sendo, nada mais justo que saber que texto era e reproduzi-lo aqui, para todos nós o lermos e relermos:
“Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres; pois os afazeres privados diferem dos públicos somente em magnitude, em outros aspectos são similares. Mas o que mais se deve observar é que nenhum deles pode ser gerido sem homens, nem os afazeres privados são geridos por uma espécie de homens e os públicos por outra. Pois aqueles que conduzem os negócios públicos não utilizam homens de natureza diferente daqueles empregados pelos que gerem negócios privados. Os que sabem empregá-los conduzem tanto os negócios públicos quanto privados judiciosamente, enquanto que aqueles que não sabem errarão na administração de ambos.” — Sócrates
Caminho
Não tenha medo de seguir um caminho diferente da multidão. Lembre-se que sua mãe já dizia que você não é todo mundo.
Papo de Marido
- Você acha que a mulher muda um homem?
- Muda, sim. Eu, por exemplo, quando casei com a minha mulher, não tinha nada. Hoje tenho fadiga, ansiedade, depressão, dor nas juntas...
Festa
Primeira coisa que pobre faz quando chega nas festas é “emendar” as mesas.
Tempo
- Houve um tempo em que me amaram incondicionalmente. Houve um tempo em que me odiaram visceralmente. Houve um tempo em que me ignoraram solenemente.
- E hoje?
- Hoje é segunda-feira.

Celebrando
A querida Kétrin Wiggers, senhora Guilherme Lemos, ainda celebrando o aniversário. Parabéns!

Aniversário
Parabéns ao amigo Maurício Selau, celebrando idade nova hoje.

Grazi
A primeira-dama de Tubarão, Graziele de Souza Soratto, que esteve aniversariando no final de semana. Parabéns!

São João Batista
O padre José Eduardo Bittencourt, comandante da Festa de São João Batista, que está acontecendo em Capivari de Baixo e vai até o dia 29 de agosto.
Frase solta, que deveria estar presa: “Regra básica da vida: na volta, a descida vira subida.”