A iniciativa em debater a quantas andam a gestão e as novidades para o futuro se apresenta como alternativa de se aparelhar e de se tornar mais eficiente em referência à coisa pública. Salvaguardadas as proporções, deveria ser tema recorrente, do cotidiano e sem interrupções. Em recente encontro onde participaram autoridades e representantes dos Três Poderes, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos - MGI, Esther Dweck, destacou que “o MGI tem atuado em três frentes importantes para prover o Estado de capacidades amplas de atuação: a gestão das pessoas, a transformação digital e a gestão das organizações”. Outras iniciativas como a do dimensionamento da força de trabalho e da transformação de cargos obsoletos. Tratou ainda do Concurso Público Nacional Unificado - CPNU, sobre o fortalecimento da avaliação de desempenho dos servidores, que, na sua visão, é fundamental para a garantia da estabilidade, atrelado para não prejudicar o bom em detrimento a quem pouco ou nada produz. Associado a esses, o processo de progressão e promoção, premiando os melhores. Que não sejam sonhos.
Encontro
Ao se tratar de tema importante na administração pública, no último fim de semana, representantes de vários estados puderam confabular sobre diversos assuntos, dentre eles o da gestão de pessoas. O fato se deu em razão da maioria ter trilhado, por anos, nesse campo nas Escolas Fazendárias. Interessante, os que se mantêm no efetivo exercício trouxeram inovações e realidades já implementadas, quando em termos de Nação entende-se como leve atraso, porém, acertadamente pelas iniciativas e provocações. A Fortaleza de um povo acolhedor e que oferece um sol para cada cidadão foi o palco.
Educação Fiscal
O Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF lançou terça-feira o webinário focado na aplicação do tema nas escolas de tempo integral. E a 13ª edição do prêmio teve, na Câmara dos Deputados, o espaço para seu lançamento. Lugar onde todos devessem conhecer e aplicar o tema no dia a dia. Talvez seja querer demais. A premiação valoriza as iniciativas que promovem a cidadania por meio da educação fiscal e o fortalecimento da democracia. Evento que tem na organização a Febrafite - Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais, que em SC está representada pelo auditor fiscal e presidente do Cecop - Conselho Estadual de Combate à Pirataria, Jair Schmitt. Um dos poucos entusiastas do tema, Schmitt, vai além de “malhar em ferro frio”, apostando na agregação de adeptos.
Presença Fiscal
As regionais da Fazenda Estadual vêm realizando, nas suas respectivas jurisdições, as operações denominadas presenças fiscais, objetivando visitas a contribuintes e, de preferência, orientando sobre procedimentos dentro da legislação tributária. Terça-feira, em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, quatro duplas de auditores fiscais visitaram cerca de 100 estabelecimentos e, ao detectarem algumas inconsistências, orientaram a regularizarem-se de forma espontânea.