Foi apenas a segunda edição e a nota de avaliação já se destaca na régua, todavia, penso que ainda existem pequenos problemas a serem corrigidos. Não é exigir a perfeição, não se trata disso. A questão é que, quando o evento se destaca e passa a ser bem divulgado - inclusive no boca a boca -, aumenta o número de frequentadores e as exigências também crescem. Mas falta muita coisa, Milton? Não, absolutamente. Apenas coisas pequenas, como mais sanitários para servir as famílias com mais rapidez, por exemplo. São pequenas coisas, mas são importantes.
O novo modelo criado
O fato é que o “O Domingo em Família” tem sido um achado da atual administração, e não só por ser um evento que incentiva as famílias a irem às ruas, como aconteceu no último domingo. Isolar espaços públicos para que as pessoas circulem livremente já foi algo feito por outras administrações, como o “Domingo na Rua” da gestão Joares e Caio, por exemplo. Quando eu falo em “achado”, me refiro ao modelo que foi adotado neste evento comandado pela secretaria municipal de Indústria, Comércio e Serviços, do secretário Samuel Silva, com acompanhamento direto dos Gabinetes do Prefeito e do Vice-Prefeito.
Barracas e atividades
Ao contrário do que era feito no passado, quando aos domingos eram fechadas algumas quadras da avenida Marechal Deodoro e nelas se instalavam dois ou três brinquedos para as crianças e algumas redes de vôlei para adultos, o “Domingo em Família” constitui-se na montagem de uma enorme estrutura para prática de atividades esportivas, recreativas, lúdicas, musicais, artesanato, cultura e gastronomia. Por isso, inclusive, é que o evento não será realizado semanalmente, mas sim mensalmente, e em locais diferentes para prestigiar toda a população. Promovê-lo todas as semanas seria financeiramente inviável.
As fortes parcerias
Outro fato que dificulta a promoção semanal são as parcerias, que teriam dificuldades de mobilização. Elas são importantíssimas. Domingo, na Praça do Avião, estavam presentes a equipe de vacinação da FMS; Comitê Estudantil Voluntariado da Unisul; o Movimento Criarte; os artistas locais que se apresentaram pela Lei Aldir Blanc; o Sesc e o Senac, que levaram o espaço Quintal Brincar, e a Associação Tubaronense de Xadrez, que promoveu oficinas para iniciantes. Até o Grupo Catarinense de Rádios se fez presente. Levamos para lá nossa tenda com o tampódromo para dar sequência na campanha “Tampinha Solidária”. A arrecadação foi ótima.