“Chegamos a um entendimento que seria melhor enxugar a programação, reduzindo o número de atrações, mas fortalecendo aquelas específicas que optamos por apresentar. A proposta, diante da grande estrutura a ser montada no entorno da Arena Estêner Soratto, é exatamente dar ao tubaronense e visitantes a oportunidade de acompanharem grandes espetáculos”. Foi o que disse o jornalista Alessandro Neves, o assessor da área de eventos e promoções do gabinete do prefeito Estêner Soratto Júnior, ao explicar por que neste ano a programação da semana de Tubarão terá bem menos atrações.
Espetáculos marcantes
Segundo Alessandro, essa proposta não partiu só dele, ela foi defendida por todos que estão envolvidos na organização da semana. “Desde o primeiro momento em que começamos a nos reunir para tratar do assunto, a ideia que surgiu entre os integrantes da organização foi exatamente essa: um ou, no máximo, dois eventos de qualidade por dia, para fazer as pessoas saírem da arena impressionadas”, concluiu Alessandro. Parece interessante.
Situação eleitoral
O prazo para os cidadãos brasileiros regularizarem sua situação eleitoral termina no dia 19 deste mês de maio. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, até o momento, mais de 5,2 milhões de eleitores ainda precisam resolver alguma pendência em relação ao título de eleitor. Em pouco mais de 30 dias, 68.053 pessoas já regularizaram a situação após não terem votado, não terem justificado e não terem pago a multa referente à ausência nos três últimos pleitos seguidos. Caso a situação não seja regularizada dentro do prazo, os eleitores podem ter o título cancelado.
Como sempre, os homens
Dados disponibilizados pelo TSE revelam que a maioria dos eleitores faltosos (58%) é composta por homens. Em relação ao grau de instrução, a maior quantidade de pessoas com o título irregular corresponde àquelas que não completaram o ensino fundamental, representando 30,33%. Quanto à faixa etária, jovens com idade entre 25 e 29 anos lideram a lista.
Use os canais oficiais
É importante mencionar que a situação do título eleitoral deve ser verificada apenas nos canais oficiais da Justiça Eleitoral. No caso do Autoatendimento Eleitoral, o cidadão só precisa clicar em “Título Eleitoral” e, em seguida, escolher a opção “Consultar situação eleitoral”. Para verificar a situação por meio do e-Título, o cidadão deve abrir o aplicativo da Justiça Eleitoral, clicar em “Mais opções” e selecionar “Consultar situação eleitoral”.
Não caia em golpe
Caso haja algum débito, escolha a opção “Pagar multa eleitoral”. Depois, é só seguir o comando para quitar as pendências e ficar em dia. Não aceite nenhum e-mail ou mensagem de WhatsApp que lhe ofereça a oportunidade de acertar as contas com a Justiça Eleitoral. Outra opção é comparecer ao Cartório Eleitoral. Nesse caso, é necessário apresentar documento oficial com foto, título eleitoral ou e-Título.