A partir das 8h desta sexta-feira estarei entrevistando o prefeito Estêner Soratto Júnior no “Notícias da Cidade”, da 103,7, também com transmissão de imagens pelo Youtube. É a segunda oportunidade que temos para conversar, frente a frente, e debater as principais iniciativas da sua gestão. Confesso a vocês que estou mais ansioso por esta entrevista do que estava em março, quando tivemos a primeira oportunidade de conversarmos, após sua posse ao lado do vice Denis Matiola.
O novo estilo de governar
Talvez seja porque, como já pude escrever na coluna de ontem, a gestão Soratto/Denis tem mesmo um estilo diferente, uma dinâmica diferente, e isso é intrigante, gera muitos questionamentos e, óbvio, uma enorme expectativa sobre sua manutenção, ou não. Vejam que não estou nem pensando em “resultados” da gestão. Se ela vai ser sucesso, ou não, pois isso, muitas vezes, não depende só da vontade do prefeito e do vice, e nem dos programas e projetos que são idealizados, muitos projetados, mas nem sempre executados. É que no serviço público existe uma realidade que passa longe dos nossos sonhos e vontades.
Torcer para que o Brasil não falhe
O resultado da gestão de um município como Tubarão, que apesar de ser o maior polo econômico e gerador da microrregião, infelizmente não se autossustenta, ou seja: não sobrevive só com seus impostos e taxas, sempre ficará na dependência da situação econômica e de governabilidade dos entes maiores, como estado e União. Lá dando certo, basta saber administrar aqui. Se lá der tudo errado, os gestores municipais é que recebem a maior carga de cobranças, além do desastre que isso significa em termos de arrecadação.
Pode fazer a diferença
Por isso que me apego a analisar e colocar um grau de importância bem significativo ao “estilo de governar” e à “dinâmica” que prefeito e vice darão ao seu mandato - ou mandatos - não sei. O “fazer diferente”, e isso parece que está bem aparente na demonstrada vontade do prefeito, deve ser algo que signifique não apenas o resultado a ser apresentado ao eleitor após um período de governo. Obras, eventos e solução dos problemas que existem pela cidade são importantes, e como são! Todavia, num estágio tão precário da governabilidade deste país, com tantas incertezas que surgem no dia a dia, descrédito cada vez maior em relação às instituições, termos um prefeito que consiga fazer diferente, criando soluções e botando a mão na massa, como vem sendo demonstrado, é fundamental para mantermos, pelo menos aqui, em relação à nossa cidade, o orgulho de sermos eleitores neste famigerado Brasil. É isso. Força, Soratto.