Na coluna de hoje, vou falar sobre a influência da alimentação na saúde da pele. Você sabia que, quando o seu intestino não está bem, um dos órgãos que mais sofre é a pele? Isso acontece quando as bactérias benéficas estão em desvantagem no organismo, podendo haver o crescimento desordenado de bactérias maléficas e fungos que geram toxinas. Como o intestino é um dos órgãos com maior liberação de toxinas do corpo, se ele não estiver funcionando corretamente, quem irá sofrer será a sua pele.
A má digestão dos alimentos faz com que deixemos de absorver muitos nutrientes. Isso pode acarretar queda de cabelo, flacidez e unhas quebradiças. O envelhecimento precoce é um dos problemas provocados pela má alimentação e pode ser causado pela falta de vitamina C, água, antioxidantes e aminoácidos que formam o colágeno. O excesso de açúcar na alimentação é um dos causadores da destruição do colágeno e da elastina, proteínas que dão sustentabilidade à pele. Por isso, evite ao máximo o consumo de açúcar.
A falta de vitamina A, vitamina B6 e magnésio está associada ao aparecimento das rugas. Portanto, consuma alimentos como arroz integral, cereais integrais, couve e brócolis para minimizar esse problema, por serem fontes de vitamina B6 e magnésio. Já a vitamina A está presente na cenoura, na semente de abóbora, na batata-doce e nos vegetais verdes-escuros. O zinco controla alguns hormônios responsáveis pela produção de sebo pelas glândulas sebáceas. A carência de zinco, juntamente com o alto consumo de sal e açúcar, está ligada ao aparecimento de acnes. As melhores fontes de zinco são as proteínas de origem animal, as ostras e as sementes de girassol.
Hábitos alimentares saudáveis ajudam na sua saúde em geral. Consuma diariamente frutas, legumes, verduras e aproximadamente 2 litros de água, e evite o consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras, açúcares, sódio e aditivos químicos. Espero que tenham gostado da coluna de hoje. Atendimento nutricional ON-LINE – (48) 9 9177-5052.