Sábado, 13 de dezembro de 2025
Fechar [x]

EWALDO WILLERDING

27/06/2025 06:00

O efeito cascata do aumento de deputados 

Com votos de oito deputados federais de SC – Carol de Toni, Cel. Armando, Daniel Freitas, Ricardo Guidi e Zé Trovão (todos do PL); Valdir Cobalchini (MDB); Geovania de Sá (PSDB) e Pedro Uczai (PT), a Câmara aprovou o aumento de parlamentares a partir de 2027 de 513 para 531. Daniela Reinehr (PL) e Ismael (PSD) votaram contra; Gilson Marques (Novo) não votou, seguindo a orientação partidária de obstrução. Ana Paula Lima (PT), Fabio Schiochet (União), Julia Zanatta (PL), Luiz Fernando Vampiro e Pezenti (ambos do MDB) estavam ausentes. Antes, no Senado, Esperidião Amin (PP) e Ivete da Silveira (MDB) votaram contra; Jorge Seif (PL) não estava na sessão. A medida terá impacto na Alesc, por força de um gatilho na Constituição Estadual, com a criação de mais quatro cadeiras. A proposta deve ir a votação ainda neste semestre. Na Câmara, o custo estimado é de R$ 65 milhões/ano. Na Alesc, pode chegar a R$ 5 milhões/ano.

Mérito Industrial
A Fiesc realiza nesta sexta-feira a entrega da Ordem do Mérito Industrial para Claudimar Bortolin (Torfresma Industrial), Günter Knolseisen (Automatic Electric), Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield (Grupo Ipumirim), Roberto Zagonel (Zagonel) e Viviane Cecilia Lunelli (Lunelli). O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, recebe a Ordem do Mérito da CNI.

UG
Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc, Luciane Carminatti (PT) criticou a comunicação do Universidade Gratuita. “As propagandas dão a entender que todos os estudantes serão beneficiados. Isso não é verdade. A lei determina limite de recursos e vagas. Quem entrou agora, mesmo com índice de carência, está sem a bolsa e endividado”, disparou. 

Bolsonaro
Em entrevista ao colunista Paulo Capelli, do Metrópoles, o ex-presidente Jair Bolsonaro garantiu acerto com governador Jorginho Mello sobre a candidatura do seu filho, Carlos, ao Senado, por SC. “Falei ao Jorginho sobre as duas vagas: ‘uma para você e outra para mim’”. A decisão, criticada inclusive pela Fiesc, pode provocar alterações nas composições que estão em curso. A ver.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR