A decisão da prefeitura de Tubarão em terceirizar os serviços da futura UPA Dr. Manoel Bertoncini levanta um questionamento crucial: o atendimento ao cidadão será de primeira qualidade? Terceirizar não é, por si só, sinônimo de má gestão. Pode, inclusive, trazer agilidade e eficiência. No entanto, é imprescindível que os contratos sejam transparentes, com metas bem definidas, fiscalização constante e penalidades em caso de falhas. A saúde pública não pode ser tratada como um simples negócio. O acolhimento, o cuidado e a dignidade no atendimento devem ser inegociáveis. O município precisa garantir que os profissionais estejam bem preparados, motivados e comprometidos com a população. Se for apenas uma medida para reduzir custos, o risco de precarização é alto. Terceirizar, sim, mas com responsabilidade, humanidade, qualidade e compromisso público.
Entrelinhas
- Dirigida pelo músico Alyson Oliveira, a Fundação Municipal de Cultura de Tubarão lançou ontem o edital de chamamento público que rege o processo seletivo voltado a organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que se destinem a contribuir com a difusão da cultura popular do Canto Coral, através da celebração de parceria com a prefeitura.
- Deputado estadual Volnei Webber, acompanhado do ex-prefeito de Orleans, Jorge Koch, esteve em Braço do Norte, onde oficializou ao prefeito Lauro Boeing a destinação de R$ 2,2 milhões para a pavimentação de aproximadamente 3 quilômetros da estrada geral da comunidade de Rio Santo Antônio, conhecida estrada das Corujas.
- Prefeitura de Tubarão está convidando a população para participar da Audiência Pública de apresentação e discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026/2029, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. A audiência ocorrerá amanhã às 14h, na Sala de Atos do Paço Municipal, localizado na Rua Felipe Schmidt, no Centro.
- Após o Ministério Público de Santa Catarina não autorizar a alienação de seus bens para pagamentos de dívidas, a Fundação Universasul divulgou nota relatando que respeita, mas diverge do entendimento da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Tubarão e que aguarda a decisão do recurso interposto perante o Conselho Superior do Ministério Público.
- Com pesar, informamos o falecimento ontem à tarde de Carlos Alberto Bernardini, aos 61 anos, mais conhecido por Parreira. Figura conhecida em Tubarão, Parreira faleceu após procurar atendimento no Hospital Nossa Senhora da Conceição, após sentir-se mal na Comunidade Terapêutica Reconstruir Vidas, onde havia passado a noite. Ele trabalhou conosco na extinta Rádio Santa Catarina.