14/12/2012, 06:00

ONG Moradia e Cidadania desenvolve projetos




Durante o ano, algumas ações sociais foram realizadas em instituições de ensino em Tubarão pela ONG Moradia e Cidadania, formada por funcionários da Caixa Econômica Federal, com apoio de voluntários. Os projetos de Educação Biocêntrica e Ambiental foram desenvolvidos durante o horário extraescolar na EEF Faustina da Luz Patrício e na Combemtu.
“Nestas instituições realizamos o projeto de Educação Biocêntrica, através de oficinas que trabalham a busca da identidade e de autonomia por parte das crianças e adolescentes, com o objetivo de reduzir o índice da violência escolar, ajudar no desenvolvimento da inteligência afetiva, melhorar a autoestima e contribuir para o desenvolvimento de seres mais saudáveis. No que se refere à educação ambiental, além das oficinas, foi criada uma horta”, explica a coordenadora do comitê SR Sul, da ONG, Kelly Machado.
Em ambas as instituições, todas as turmas foram agraciadas com o projeto. As oficinas ocorreram uma vez por semana, num total de seis meses. “Para colocar em prática estes projetos, a gente pode se adequar ao melhor horário para a escola. Queremos fazer novas parcerias para 2013 e as instituições que tiverem interesse de contribuir de alguma forma devem nos procurar”, ressalta Kelly.
A ONG Moradia e Cidadania atua em nível nacional e conta com comitês regionais, para melhor distribuição das atividades. Além disso, desenvolve projetos focados em duas diretrizes: geração de trabalho e renda e na área da educação. “O objetivo é promover, apoiar e incentivar ações no campo da educação, cultura, saúde, pesquisa, recreação, desportos, ciência, tecnologia e meio ambiente. O comitê se reúne fora do horário de trabalho para planejar, executar, apoiar ou patrocinar projetos na área social e queremos mais parceiros neste trabalho”, acrescenta Kelly.

Parceiros
Quem deseja firmar parcerias com a ONG Moradia e Cidadania pode entrar em contato através dos e-mails clickelly@yahoo.com.br ou coordenadorsc@gmail.com. O site é www.moradiaecidadania.org.br.