MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

27/09/2012, 06:00

Papa indica novo bispo de Tubarão


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Depois de um ano sem um titular, a diocese de Tubarão tem um novo bispo. Na manhã de ontem, por volta das 7h, o papa Bento XVI nomeou o padre João Francisco Salm como novo bispo da Cidade Azul. Ainda não há previsão de quando será realizada a posse. Ele será o sexto bispo de Tubarão.

O bispo anterior, Dom Wilson Tadeu Jönck, foi designado no dia 28 de setembro de 2011 arcebispo de Florianópolis. Neste ano, a diocese foi administrada pelo padre Sérgio Jeremias. Este foi o mais longo período que Tubarão ficou sem bispo. Entre a nomeação de Dom Wilson e a saída de Dom Jacinto Bergmann, passaram cerca de oito meses.
O padre Salm tem 59 anos e atuou grande parte de sua vida sacerdotal na formação de novos padres, em seminários catarinenses. Ele também foi, por oito meses, administrador da arquidiocese de Florianópolis, entre a nomeação de Dom Murilo Krueger para arcebispo de Salvador e a posse de Dom Wilson como arcebispo da Capital.
A nomeação foi recebida com alegria pelo padre Salm. “Sabia que a diocese estava esperando um novo bispo e quando fui comunicado pelo núncio apostólico, a primeira coisa que me passou pela mente foi de ser a resposta de Deus às orações dos fiéis, que tanto aguardavam por um novo bispo”, afirma o padre.
O padre disse conhecer a história de Albertina e que fará todos os esforços para que a beata vire santa. “Sou de uma cidade, São Pedro de Alcântara, de colonização alemã e muitas pessoas de lá foram morar em Braço do Norte e na região. Por isso, ouvi as histórias do martírio de Albertina e dos relatos de fé. Vou me esforçar, me empenhar ao máximo para que esse processo possa seguir”, assegura.
A expectativa do padre Salm é de que a ordenação como bispo e a posse na diocese ocorram entre o fim de novembro e início de dezembro. Pode ser que, antes disso, ele venha a Tubarão para conhecer melhor a cidade. “Eu conheço apenas de passagem, mas já procurei informações para me inteirar. Vou me reunir com o padre Sérgio para que possamos organizar a programação, para que a posse possa ocorrer em cerca de dois meses”, adianta o padre Salm.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



GERAL

Reforma Administrativa é aprovada pela Alesc

27/09/2012, 06:00

SEGURANÇA

Grupo especializado em furtos é preso

27/09/2012, 06:00

SEGURANÇA

Motorista morre após levar choque elétrico

27/09/2012, 06:00

GERAL

Novo bafômetro está sendo analisado pela PM

27/09/2012, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL