MENU

COLUNISTAS


Variedades

JOSÉ WARMUTH




 
 

Sexta-feira, 18/01/2019, às 06:00

Curiosidades da medicina

Na  atualidade, o diagnóstico da gravidez é feito com um simples exame de sangue chamado beta-hcg.

No entanto, até o fim da metade do século vinte, usava-se o curioso método de Galli-Mainini, que consistia em injetar em sapos a urina de uma mulher supostamente grávida, e, após, a urina do sapo era colhida e examinada no microscópio.

A presença de espermatozoides do sapo, na urina, confirmava o diagnóstico.

A obsolescência do método pôs fim a uma profissão: a de caçadores de sapos.

Até os anos trinta do século passado, para a limpeza de feridas com necrose (apodrecimento de tecidos), costumava-se colocar nesse tipo de lesão larvas (biras) de moscas, necrófagas, que “comiam” somente o tecido morto. Observadores descobriram que os Maias, aborígenes da América Central, usavam o método com sucesso.

Na atualidade, o tratamento de tais lesões é feito mediante um ato cirúrgico denominado debridamento.

Nas décadas de 20 e 30 do século passado, antes da descoberta dos antibióticos, era recomendado aos portadores de tuberculose pulmonar ir morar em grandes altitudes, para terem uma melhora na doença. A hipótese era de que as “cavernas” produzidas nos pulmões pelos bacilos causadores da doença, com ar rarefeito e menor pressão atmosférica, tendiam a diminuir de tamanho.

O catarinense Cruz e Sousa, um dos mais afamados poetas da nossa história, perdeu seus quatro filhos vitimados pela doença, o que levou sua esposa Gavita a enlouquecer.

Cruz e Sousa, também portador da enfermidade, então morando no Rio, mudou-se para a cidade Curral Novo, hoje Antônio Carlos, nas Alterosas, em busca de uma cura, o que não aconteceu. Lá, faleceu e, por ser negro, foi transportado em um vagão para animais, de volta ao Rio, onde foi sepultado por amigos seus.   




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL