MENU

COLUNISTAS


Variedades

JOSÉ WARMUTH




 
 

Sexta-feira, 12/07/2019, às 06:00

O número cinco

O cinco é considerado, ao redor do mundo, como sendo um “número forte”.

Cinco são os elementos para os chineses: ouro, madeira, água, fogo e terra, considerados por eles como base do mundo.

Temos nas mãos cinco dedos: mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo e mata piolho para as crianças; mínimo, anular, médio, indicador e polegar para os adultos.

São cinco os nossos sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato, que garantem nosso relacionamento com o mundo que nos rodeia.

Corte uma maçã horizontalmente, bem no meio, e você verá que todas têm cinco sementes, dispostas artisticamente como uma estrela.

Foram cinco as feridas no Santo Cristo: as dos quatro cravos nas mãos e nos pés e a que, por misericórdia, um centurião produziu em seu peito para atingir o coração.

Cinco são os lados do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, atingido por um dos aviões no infame atentado perpetrado pela Al-Qaeda, em 11 de setembro de 2001, que teve a intenção de debochar da segurança do sistema de defesa daquele país.

Cinco são os anéis do símbolo olímpico e que representam os cinco continentes: o amarelo, a Ásia; o verde, a Oceania; o vermelho, as Américas; o preto, a África; e o azul, a Europa.

Apenas cinco são as vogais que, com 19 consoantes, dão sentido a tudo o que temos a dizer ou escrever.

Até há pouco tempo, os sabores eram quatro: azedo, amargo, doce e salgado, sendo o insípido, a ausência de sabor.

O japonês K. Ikeda “descobriu” um quinto sabor, hoje universalmente aceito, o umami, descrito como o que é delicioso, saboroso e que está presente, principalmente no queijo parmesão, tomate, milho, frango e nas vieiras (um tipo de ostra), entre outros. Coisa de japonês!   

Por fim, um exemplo negativo do número 5: é tirá-lo como nota de uma prova. Isola!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL