MENU

COLUNISTAS


Variedades

JOSÉ WARMUTH




 
 

Ontem, 28/04/2017, às 06:00

Arquipélagos

E m nossas andanças, já visitamos os arquipélagos das Antilhas, Galápagos, Fernando de Noronha, Malta, Malvinas e finalmente os Açores, de onde estamos regressando.

A duas horas de voo desde Lisboa, são nove ilhas, a principal delas, a de São Miguel, onde ficamos.

Tais ilhas são de onde é oriundo um importante contingente de imigrantes para o litoral catarinense, principalmente para Florianópolis, onde seus habitantes orgulham-se dessa sua origem.

Surpreendeu-nos o progresso da colônia portuguesa: é excelente o sistema viário, tem autonomia econômica, há capricho na limpeza da cidade, estradas margeadas por hortênsias e azáleas (e não azaleias, como chamamos), com floração exuberante. Hotéis cinco estrelas, shoppings e intensa atividade esportiva e cultural.

Tem atrações turísticas imperdíveis, tais como uma “coleção” de lagos de estonteante beleza. Visita-se fábricas de licores, de vinhos, de chá, de bordados e de queijos.

Sendo tal ilha de origem vulcânica, há águas termais ao ar livre, 37ºC, e, acreditem, pequenas reentrâncias, como piscinas, formadas pelo mar, onde podemos nos banhar na água quente do mar!

No lugarejo de Furnas, come-se um famoso cozido preparado em buracos feitos no solo e que é cozido pelo calor da terra em local rodeado por afloramentos de águas ferventes.

A culinária é excelente: doces gostosíssimos, entre eles o pastel de nata e o tradicional arroz doce. Entre os pratos quentes, o bacalhau dessalgado segundo um ritual que dura uma semana e que é servido com ampla escolha de receitas; polvos gostosíssimos, morcela, sardinha e carne de porco.

Tudo isto e mais a simpatia do povo de lá, que recebe os visitantes com fidalguia e atenção.

Vale a pena visitar os Açores. Programe-os como destino de sua próxima viagem.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL