MENU

COLUNISTAS


Geral

LÚCIO FLÁVIO




 
 

Sábado, 22/07/2017, às 06:00

Ações que resolvem

Tem sido extremamente realizador esse governo de Joares/Caio. Não foi anunciada ainda uma grande obra, daquelas que marcam uma gestão e que se poderia dizer de uma ponte para veículos, por exemplo. Mas a soma das pequenas ações, que custam muito pouco ou nada, para resolver problemas antigos, é digna dos mais efusivos aplausos. Tome-se como exemplo a calçada dos Correios. O que se gastou com passagens e diárias de ex-prefeitos e ex-secretários da prefeitura indo até Brasília e Florianópolis para suplicar que a estatal, quase falida, derrubasse o muro que dá sustentação à sede local foi bem mais do que a atual gestão gastou para simplesmente aumentar a calçada em um metro e meio. Pode-se dizer o mesmo de muitas outras ações tomadas pelo atual governo, como a pintura das faixas de pedestres, a volta da Guarda Municipal às ruas, a reforma da Casa da Cidade, a troca das lâmpadas queimadas no vendaval. Nada que precisasse de muito investimento, só a vontade de fazer as coisas que no governo anterior simplesmente não se resolviam, paravam na falta de vontade ou, quando havia o desejo, simplesmente não aconteciam por pura incompetência.

Um parque para Tubarão
É nessa lista de ações de baixo custo e de muito resultado que podemos incluir o Domingo na Rua. O fechamento das beira-rios disponibilizou à população um parque aos domingos, sem a necessidade de investir numa grande área e que já conta com árvores plantadas, equipamentos de ginástica instalados e a brisa fresca do nosso maior cartão postal. O que se viu no primeiro final de semana foi animador, com crianças jogando bola na rua, de patins ou skate, pessoas passeando com seus cachorros, brincando com os filhos, conversando com os amigos ao ar livre. Tudo isso a custo zero para a prefeitura e a população. O que pode ser mais genial?

Ideias excelentes

Outro projeto genial é o Tubarão 180 Graus, já devidamente celebrado aqui em coluna anterior, e do qual já está rendendo a primeira ação prática, o projeto Tubarão Mais Fácil, para facilitar a abertura de empresas. Na mesma linha é possível enumerar a parceria realizada com a Unisul para utilização dos TCCs como base para projetos a serem implantados no município.

Cultura e solidariedade

Também na área cultural a prefeitura tem se esmerado para oferecer eventos da mais alta qualidade, sem custo algum para a população. Como o Rock Solidário, realizado na Arena com extrema competência e que arrecadou alimentos e agasalhos para famílias carentes. Louvável também a lei que regulamenta a atuação de artistas de rua, e a força-tarefa para atender os moradores de rua nessas noites congelantes que tivemos.

Histórico de solução

Não surpreende a competência para resolver os problemas com soluções simples que Joares tem demonstrado à frente da prefeitura. A pista de skate ao lado da Arena resolveu o problema da gurizada que se arriscava no meio da avenida, por entre os carros, e só foi construída na gestão anterior porque Joares, quando presidente da Alesc, conseguiu os recursos necessários. Isso sem mencionar as inúmeras outras soluções através de recursos de emendas parlamentares que ele trouxe para a região como deputado.

Sobre a simplicidade
Encerro com a escritora Clarice Lispector: “Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL