MENU

COLUNISTAS


Política

MILTON ALVES




 
 

Segunda-feira, 18/12/2017, às 06:00

Caio deixa a secretaria

O vice-prefeito Caio Tokarski (PSD) deixa a secretaria de Gestão da prefeitura de Tubarão no final de março e não deve mais voltar à pasta, pelo menos até o final de 2018. Em abril, Caio assume a prefeitura por um mês em substituição ao prefeito Joares Ponticelli, que remanejará suas férias para poder participar, na universidade de Roma, na Itália, de um curso intensivo de língua italiana, por 25 dias. No retorno de Joares, o vice-prefeito deverá começar a fazer aquilo que havia prometido inicialmente: tentar destravar em Brasília os entraves que existem para a transferência do antigo patrimônio da Rede Ferroviária Federal para a municipalidade. É o sonho do futuro Paço Municipal no complexo das oficinas da rede que continua.

Em Pedrinhas
Prefeito Joares Ponticelli (PP) já decidiu com a secretaria de Infraestrutura e a coordenadoria da Defesa Civil que a atual ponte de arame ainda fixada defronte à Unisul, apesar de desativada desde outubro do ano passado, deve ser desmontada e transferida para a comunidade de Pedrinhas, na divisa de Tubarão com Pedras Grandes, e que servirá de ligação com a comunidade de Rio do Pouso. Estudos feitos mostraram que existe a possibilidade de aproveitamento, tanto da estrutura de concreto quanto dos cabos e também das tábuas e vigas. Só não se decidiu ainda quando isso acontecerá.

A passarela
Quanto à passarela de concreto que será construída exatamente para substituir a ponte de arame defronte à universidade, o que aconteceu foi que o projeto das fundações foi idealizado para que a concretagem fosse feita in loco, mas a própria empreiteira ganhadora da licitação, ao fazer o estudo de solo após a entrega da ordem de serviço, constatou que é possível utilizar estacas concretadas pré-moldadas, o que facilita e agiliza em muito a obra. Por isso solicitou que o projeto fosse reencaminhado ao engenheiro responsável, para que ele autorizasse a mudança de formato. A obra deve iniciar em breve.

A nova Area
Numa clara demonstração de que a classe não mostra muito interesse pelas atividades da instituição, e que a proposta da nova diretoria de reverter esse quadro tem uma razão de ser, na última sexta-feira aconteceu a eleição na Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos – AREA/TB, em que somente 138, dos aproximadamente 900 associados, compareceram para votar e escolher aqueles que dirigirão a entidade no próximo período administrativo. Por 84 a 54 votos foi mantida a diretoria comandada pelo engenheiro Ney Francalacci, mas que agora terá ao seu lado a ex-presidente e uma das principais ativistas da classe, a engenheira Daniela Zarbato como parceira.

Entidade ativa
Em conversa particular com o colunista no último sábado, a engenheira, que também integra diversos conselhos de outras instituições, foi objetiva em declarar que é preciso “mostrar que a AREA não pode ser uma entidade que sirva apenas para a confraternização entre os seus associados. Temos que ser mais. Temos que nos envolver nas questões da cidade e buscar coletivamente o que for melhor para todos”. Dani garantiu que o próximo passo será debater com o presidente Ney e demais diretores para formar um grupo que se disponha a conversar com entidades e instituições, como prefeitura, Câmara de Vereadores, Unisul e outras, mostrando quais são as intenções da associação a partir deste novo momento.

Aposentadoria da vergonha 
Será que passa amanhã na Assembleia Legislativa a PEC do fim da aposentadoria a ex-governadores? Pelo menos está prevista para ser votada. A proposta de emenda à Constituição é de autoria do deputado padre Pedro Baldissera (PT), e propõe não só o fim da aposentadoria a ex-governadores catarinenses, mas também o fim das pensões que viúvas e dependentes recebem. O assunto promete, até porque o deputado Maurício Eskudlark (PR) já disse que fará a apresentação de uma emenda que propõe o fim da aposentadoria a ex-governadores, mas somente a partir de 2019. O argumento dele é que, se não for assim, a PEC não passa.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL