MENU

COLUNISTAS


Geral

ARILTON BARREIROS




 
 

Ontem, 17/11/2018, às 06:00

Abstenção

O segundo turno das eleições no Brasil teve a maior abstenção desde 1998: 31.308.796 brasileiros não foram às urnas no dia 28 passado. Além disso, foram 2.484.636 votos em branco e 8.599.212 votos nulos. Em 1994, quando o tucano Fernando Henrique Cardoso foi eleito no primeiro turno, a abstenção chegou a 29,3% do eleitorado. Na eleição seguinte, o índice caiu para 21,5%, e a partir das eleições de 2002, na era do PT, a taxa de abstenção ficou abaixo de 20%. Em 2002, quando Lula derrotou José Serra, no segundo turno, os que não votaram foram 17,7%. Na reeleição de Lula, em 2006, foi registrado o menor índice do período, 16,8% do eleitorado. Na primeira eleição de Dilma Rousseff, a taxa de abstenção ficou em 18,1%, e na sua reeleição em 19,4%. Na opinião dos especialistas em política, este alto índice de abstenção se deve à polarização do processo eleitoral, com os moderados ficando de fora da disputa.


Entrelinhas

O Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-reitor José Müller e externou pêsames aos familiares e amigos pela irreparável perda. O professor José Müller dirigiu a Unisul entre 1989 a 1993, sendo o primeiro reitor eleito, e faleceu terça-feira à noite.Sócio proprietário do Bloko Rosa, Renato Braz está confirmando o cantor Luan Santana como a grande atração do carnaval do próximo ano. A apresentação do maior bloco do Sul está marcada para dia 2 de março, na Praça Seival, em Laguna. Os ingressos para o espetáculo devem ser colocados à venda em breve.

A 26ª edição do Zumbiafro será realizada neste domingo, na localidade de Rio Bonito, em Braço do Norte. Às 10h, haverá a celebração de uma missa na igreja local, depois, diversas atrações e almoço nas dependências do salão paroquial. Pastorais da Diocese de Tubarão estão na organização de todo o evento.

A UnisulVirtual está lançando três cursos de curta duração: Educação Financeira e Introdução ao Mercado de Capitais, Espanhol Básico e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas em Organizações. As inscrições terminam no dia 21 e podem ser feitas diretamente no site da Unisul.

Sob a presidência de Patrick Fontana Nandi, o Sindicont de Tubarão promoveu para os associados, na segunda-feira, um seminário do projeto Educação Continuada, com o advogado Andres Beserra, especialista em Direito Trabalhista, Processual, Penal e Previdenciário, que tratou de questões que envolvem a prática do E-Social.

O pleno do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina aprovou por unanimidade e sem ressalvas as contas da prefeitura de Tubarão referentes ao ano de 2017. O relator da análise foi o conselheiro Gerson dos Santos Sicca, que deu parecer favorável à aprovação, no que foi seguido pelos demais pares.

A Escola Básica Senador Francisco Benjamim Gallotti, do bairro de Oficinas, em Tubarão, abriu matrículas para todas as turmas de ensino fundamental, anos iniciais e finais, para as turmas de ensino médio e para o curso de Magistério, Educação Infantil e Anos Iniciais. Detalhes no telefone (48) 3631-9374.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL