MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 17/10/2017, às 06:00

Alimentação X refrigerantes light e diet

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), na coluna de hoje o tema será a diferença entre os refrigerantes light e diet, já que estão disponíveis em todos os supermercados e os questionamentos com relação a eles é cada vez mais comum. Você sabe a diferença entre eles? Se ainda não sabe, vamos lá.

Refrigerante light: é a redução de no mínimo 25% de algum nutriente em comparação ao produto convencional (redução de gordura, calorias ou açúcar etc). No caso dos refrigerantes, é usado adoçante artificial que, consequentemente, reduz as calorias.

Refrigerante diet: é um produto com a retirada total de algum nutriente em comparação ao produto convencional. No caso dos refrigerantes, seria a isenção de açúcares (glicose, sacarose etc).

Isso significa que esses produtos podem apresentar quantidades calóricas inferiores se comparados à versão normal do refrigerante, mas isso não quer dizer que são “mais saudáveis”, pois não devemos ficar atentos somente à questão calórica do alimento, e sim aos nutrientes que ele apresenta.

Num produto em que foi retirado por completo algum nutriente, ou que este foi reduzido em 25%, e continua com o gosto parecido com o normal, foi adicionado mais sódio, mais corantes e mais conservantes. Isso acaba sendo “trocar seis por meia dúzia”. A questão nutricional do produto não melhorou em nada, todos os tipos de refrigerantes fazem mal à saúde, portanto, dê preferência à água e aos sucos naturais, pois estes sim irão hidratar o seu corpo.

Atendimento Clínico Nutricional – Sesi Tubarão: (048) 3621 9333.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL