MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Ontem, 27/06/2017, às 06:00

Alimentação vs. Lesões

As lesões podem acontecer em todas as pessoas, atletas ou não, donas de casa, idosos e esportistas de fim de semana. Por mais forte e preparado que o músculo esteja, sempre existe risco de lesões, principalmente pela sobrecarga ou pelo excesso de esforço. Nesse caso, quem pratica atividade física leva vantagem. É certo que o músculo, os tendões e ligamentos se adaptam ao treinamento, ganham massa e maior resistência a lesões, mas elas podem causar desde um pequeno desconforto até a incapacidade de realizar movimentos.

O tratamento de uma lesão deve ser feito por uma equipe multidisciplinar integrada, mas uma dieta rica em nutrientes e uma boa suplementação proporcionam um estado fisiológico ideal para a prevenção e a recuperação de lesões. Vale lembrar que muitas vezes a cura não está apenas no que você come, mas também naquilo que você não come. Frituras, bebidas alcoólicas e cigarro fazem parte de hábitos “inflamatórios” e podem aumentar o risco de lesões.

O consumo de proteína é muito benéfico. Ela fornece a estrutura para todas as células do corpo, incluindo os músculos, ligamentos, tendões, cartilagens, pele e articulações. É essencial para recuperar os ossos e melhorar a contração muscular. Carnes magras, aves, peixes, ovos, oleaginosas e whey protein são boas fontes de proteína.

Outros alimentos que ajudam na prevenção e no tratamento das lesões são:

Gengibre: é famoso por suas ações terapêuticas, principalmente por conter o gingerol, sendo eficaz nas inflamações, nos inchaços e nas dores;

Micronutrientes: a vitamina C estimula a síntese de colágeno. Laranja, acerola, brócolis e espinafre são boas fontes desta vitamina. Já a vitamina E é recomendada devido a sua atividade antioxidante. Você vai encontrá-la nas nozes, castanhas-do-pará, amêndoas e avelãs.

Espero que tenham gostado da coluna de hoje. Até semana que vem!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL