MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 26/03/2019, às 00:00

26/3 – Dia do Cacau

Já que hoje é comemorado o Dia do Cacau, não poderia deixar passar em branco sem falar do melhor produto já feito com essa matéria-prima: o chocolate. Quem resiste a um chocolate delicioso? Realmente, é raro alguém que não goste dele. E como estamos chegando na época mais chocólatra do ano, vou explicar as diferenças entre os vários tipos existentes nas prateleiras dos supermercados: chocolate branco, ao leite, amargo, meio amargo, com amendoim, com uvas-passas. São tantas opções que é complicado escolher qual levar para casa.

Bom, quem acha que o chocolate só traz malefícios à saúde está enganado. Este alimento delicioso e muito desejado pela maioria das pessoas também pode trazer benefícios, graças à sua quantidade de magnésio, teobromina, feniletilamina e triptofano. O chocolate tem também efeito positivo no humor e no combate à depressão e à ansiedade.

Mas, calma, nem tudo são flores! O chocolate pode, sim, fazer bem à saúde, mas se consumido moderadamente (até 30g/dia), e fazendo a escolha certa.

A melhor opção é o amargo, pois contém entre 50% e 85% de cacau, antioxidantes e pouco açúcar. Vale lembrar que essa opção é rica em flavonóides, substância que protege as artérias dos danos causados pelo colesterol alto.

Quanto maior a quantidade de manteiga de cacau presente no produto, maior a quantidade de gordura e menor o efeito benéfico. Os chocolates branco e ao leite são exemplos disso. Algumas marcas adicionam gordura hidrogenada, deixando-o ainda mais calórico e pouco nutritivo. Portanto, fique de olho no rótulo.

Se você é um chocólatra e não consegue viver sem o chocolate, opte sempre pelas opções com maior quantidade de cacau. 

Espero que tenham gostado da coluna de hoje. Até semana que vem! Atendimento nutricional: (48) 99177-5052.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL