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GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 25/04/2017, às 06:00

Ovo inteiro ou só a clara, Nutri?

O ovo é um alimento de grande valor nutritivo, rico em proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais, e é recomendado para uma dieta variada e equilibrada. No passado os ovos receberam má reputação por causa das gemas, que são ricas em colesterol. Acreditava-se que se o indivíduo consumisse colesterol isso aumentaria o colesterol no sangue, o que contribuiria com o aparecimento de doenças cardíacas. Mas nosso organismo não funciona dessa forma, já que quanto mais se consumir colesterol menos o organismo produz, como uma alternativa.

Durante muito tempo, as pessoas foram aconselhadas a diminuir e até limitar o consumo de ovos, principalmente das gemas, já que apenas as claras são compostas por proteína e quase nenhum colesterol. No entanto, não há muito apoio científico para tais limitações. Descartar a gema do ovo em sua dieta é sinônimo de descartar micronutrientes essenciais a nossa saúde.

Os ovos são ricos em: luteína – antioxidante que reduz o risco de doenças oculares; colina – um nutriente essencial para a saúde do cérebro; proteína albumina – encontrada na clara do ovo, tem como principal benefício o aumento da massa muscular, se acompanhada de atividade física regular. Os estudos mostram ainda que os ovos aumentam a saciedade, podendo ser um grande aliado na perda de peso.

A principal questão com relação aos ovos é o cuidado na forma de preparo e a correta distribuição dentro de um plano alimentar. Para isso, é importante o auxílio de um profissional nutricionista, que calculará a quantidade certa de alimentos que você pode ingerir por dia, inclusive de ovos.




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