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GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 13/11/2018, às 06:00

Vitamina D x Saúde

Muito tem se falado da importância da vitamina D para a saúde. Em contrapartida, nunca os níveis séricos dessa vitamina estiveram tão abaixo na maior parte da população. O homem em sua maioria passa o dia todo trabalhando em ambiente fechado e a prática de atividade física é mais comum em academias fechadas, dificultando assim a exposição ao sol. Paralelo a isso, uma alimentação incompleta também ajuda na carência dessa vitamina.

A deficiência de vitamina D pode trazer vários malefícios para a saúde, como perda de saúde óssea, baixos níveis de testosterona, queda de imunidade, maior risco para a saúde cardiovascular, e está relacionada com maior incidência em alguns tipos de cânceres.

Para atletas e praticantes de atividade física, o cuidado deve ser dobrado, sendo necessário, em muitos casos, a suplementação. A posologia depende dos níveis laboratoriais de vitamina D de cada um. Lembrando que o excesso dessa vitamina pode ser tóxico, portanto, antes de iniciar uma suplementação, é importante consultar um médico ou nutricionista e realizar o exame para dosar o nível de vitamina no sangue. Manter níveis baixos dessa vitamina, que apresenta funções reguladores importantes no nosso corpo, pode interferir na performance de atividade física e também na qualidade de vida.

Como alimentos que são fonte da vitamina podemos citar: leite, gema de ovos, mariscos, cogumelos, fígado, queijos e peixes como salmão e sardinha.
Atendimento Nutricional – Nilda Estética: (48) 9 9177 5052.




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