MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Ontem, 22/01/2019, às 06:00

Você sabe ler rótulos?

Quando você vai ao supermercado, tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos? Você sabe realmente o que está comprando? Pois bem, na coluna de hoje vou fazer uma breve explicação sobre como ler os rótulos.

Primeiramente, você deve olhar a lista de ingredientes. Entenda que a lista de ingredientes é em ordem decrescente, ou seja, o que mais tem está em primeiro, e o que menos tem está em último. O melhor exemplo para essa explicação é o da lista de ingredientes do pão integral, pois para ele ser realmente integral o primeiro ingrediente da lista deve ser farinha de trigo integral, e não farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Quer comprar um biscoito para seu filho? Primeiro, olhe a lista de ingredientes. Se o primeiro da lista for açúcar, significa que o ingrediente que mais tem no biscoito é o açúcar, aí eu pergunto para você: será que esse biscoito é saudável sendo que o açúcar é o ingrediente em maior quantidade?

Continuando na lista, quanto menos ingredientes tiver, melhor, já que significa que é mais natural. E quanto menos nomes estranhos – aqueles que não conseguimos nem pronunciar direito, melhor também, já que significa que têm menos conservantes e produtos químicos.

Preste atenção nos produtos light e diet. Como eles são reduzidos em calorias e/ou açúcar ou gordura, a indústria precisa adicionar outro ingrediente para deixar o produto com o sabor parecido com o convencional, e geralmente esses ingredientes são adoçantes artificiais. Você estará consumindo um produto com menos calorias, porém não significa que é mais saudável.

Com relação à tabela nutricional, dê preferência aos produtos que não contêm gorduras trans, pois esse é um tipo de gordura completamente feito pela indústria, e está altamente relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Prefira produtos com alto teor de fibras, pois elas melhoram o trânsito intestinal e promovem maior saciedade.

Desembale menos e descasque mais! Espero que tenham gostado do assunto de hoje. Até semana que vem. Consulta Nutricional: (48) 99177-5052.    




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL