MENU

COLUNISTAS


Variedades

GIANNA CESCA




 
 

Terça-feira, 21/05/2019, às 06:00

Já ouviu falar na Biomassa de Banana Verde?

Esse final de semana, participei do Congresso de Nutrição Funcional, em Florianópolis, e um dos assuntos mais falados foi ‘alimentos funcionais’, que, além de desempenharem as funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à nossa saúde. Um deles será o assunto da coluna de hoje.

A biomassa de banana verde é feita com a banana verde cozida, a qual possui grande quantidade de amido resistente, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, manganês e fósforo.

Como esta fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, contribuindo para o equilíbrio da microbiota intestinal. Desta forma, atua auxiliando no funcionamento do intestino, melhora da imunidade e diminuição do risco de câncer intestinal, além de proporcionar saciedade quando associada às preparações.

Devido ao seu alto teor de fibras, também auxilia na diminuição do índice glicêmico da refeição, podendo ser utilizada por pacientes diabéticos ou que precisam diminuir as taxas de açúcar no sangue.

Ela pode ser utilizada em preparações doces ou salgadas, pois não altera o sabor dos alimentos, e proporciona cremosidade às receitas. Fica uma delícia em preparações de bolos, tortas, sucos, sopas, shakes e molhos.

Segue o modo de preparo da biomassa: utilize seis bananas verdes, com cascas, e lavadas. Em uma panela de pressão com água fervendo, coloque as bananas com casca na água, totalmente submersas, e deixe cozinhar. Quando começar a pressão, conte oito minutos e desligue o fogo, mas deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor escapar naturalmente. Mantendo as bananas na água quente, retire a casca, desprezando as pontinhas de cada lado da banana, e coloque as polpas em um processador de alimentos. Bata até obter uma massa homogênea. Armazene na geladeira por três ou quatro dias. Caso não vá utilizá-la neste período, congele-a por três meses. Quando for utilizá-la depois de congelada, tire do congelador e, depois de descongelada, bata novamente no processador.

Espero que tenham gostado do assunto de hoje. Até semana que vem!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL