MENU

COLUNISTAS


Etiqueta

ESTELA MAURA




 
 

Segunda-feira, 12/11/2018, às 06:00

A dose certa

Avida é corrida para quase todas as pessoas e, quanto mais facilidades e tecnologia temos à nossa disposição, mais afazeres inserimos em nossa agenda. Com isso, o alto nível de estresse tem roubado certas virtudes essenciais ao ser humano, como educação, gentileza, bons modos, paciência, tolerância e altruísmo. As mesmas pessoas que têm muitas responsabilidades, ou imaginam que as têm, também estão numa busca constante por um corpo melhor dentro das academias, procuram um canal de drenagem para o grande nível de ansiedade, querem sucesso, sentir tranquilidade e conquistar um grau de relacionamento social mais adequado. Entretanto, os níveis de convivência nem sempre são satisfatórios quando o egoísmo fala mais alto. É fundamental ir em busca da realização pessoal, mas, quando essa satisfação própria se torna obsessiva, corre-se o risco de se adquirir uma cegueira em relação à necessidade do outro, algo negativo para bons relacionamentos. Aqui, vale fazer uma observação... Autosuperar-se com foco em atividades ou objetivos definidos é algo bem diferente de egocentrismo, e é interessante poder fazer uma análise sobre o que pode ser mudado para ser alguém melhor.

Faz parte da vida trabalhar, ter momentos de lazer, cuidar da saúde do corpo e da mente, contudo é importante saber filtrar situações e distinguir determinadas prioridades de uma vontade própria. Relacionamentos com um lado egoísta são menos estáveis e geram frustrações, pois qualquer relação só é fortalecida quando há pesos e medidas equivalentes. Portanto, é preciso bom senso, assim como compreender que existe um tempo para se doar e outro para aceitar ajuda e, nos altos e baixos da vida, observar a qualidade das relações interpessoais faz toda a diferença. Talvez, aquela paz que muitos desejam dependa de amadurecimento emocional e posturas mais equilibradas. Atitudes maduras, certamente, pedem mudanças internas, que exigem esforço pessoal e proporcionam um bem-estar transformador.

Cabe a cada um buscar a fórmula certa para bem dosar a medida da correria do dia a dia com uma pausa saudável, assim como reservar um tempo para as necessidades individuais e dar um pouco de si para quem está ao lado.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL