MENU

COLUNISTAS


Etiqueta

ESTELA MAURA




 
 

Segunda-feira, 16/07/2018, às 06:00

Comunique-se bem!

Algumas pessoas têm maior êxito na forma de se expressar e em sua comunicação pessoal por inúmeros fatores, entre eles o uso correto da língua portuguesa. Falar e escrever bem nosso idioma é fundamental, assim como é importante o estímulo à leitura e o contato com eventos culturais. Quanto maior o acesso a conteúdos literários diferentes, maior a possibilidade de se adquirir um melhor vocabulário ou de se abordar diversos assuntos durante uma conversa.
 Pessoas que buscam ler e aprender a cada dia conseguem levar um diálogo coerente com mais facilidade, tanto para trocar ideias comuns quanto para expressar suas opiniões. O modo como cada um se comunica colabora, ou não, com seu perfil nas redes sociais, além de compor sua autoimagem em encontros presenciais. É muito fácil escutar termos bizarros e observar o uso inadequado das palavras durante um discurso, ou conversa informal, e é válido lembrar que a palavra certa no momento certo faz toda a diferença.
 Sem dúvida, o gestual, o tom, o volume de voz e a postura dizem muito, entretanto a expressão verbal deixa transparecer uma infinidade de nuances relacionadas à educação, sensibilidade e boas maneiras. São sutilezas que mudam o clima de um encontro. Por mais descontraído que seja um bate-papo, certos termos chulos ou vulgares não são bem-vindos por pessoas que valorizam uma boa formação. Por isso, saber substituir certas frases por outras mais adequadas é muito importante. São pequenos grandes detalhes que definem como se dirigir a alguém, como cumprimentar amigos e como designar funções. Algumas expressões mais rudes e menos polidas podem ser substituídas com vantagens por outras, sem perder o valor de seu conteúdo, o que fortalece a necessidade de se ter um vocabulário mais amplo e flexível. Um exemplo clássico desta substituição, diante da saciedade após o término de uma refeição, é trocar o “estou cheio” por “estou satisfeito”. Uma mudança simples, mas que revela muito!
 Enfim, ocultar certos detalhes ou expressões que causam desconforto e amenizar um fato através do uso correto das palavras demonstram conhecimento, cuidado e respeito ao outro. Fazer uso de termos ou sinônimos mais elegantes e simpáticos significa boa educação, aliada a esforço pessoal. Fica a dica!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL