MENU

COLUNISTAS


Política

RAFAEL MATOS




 
 

Segunda-feira, 10/12/2018, às 06:00

Ponticelli e Fecam

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) elege, no próximo dia 15 de janeiro, o novo presidente da entidade para a gestão 2019/2020. A expectativa é de que o Sul do Estado seja protagonista neste pleito. O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), aparece como um dos nomes mais prováveis para a disputa, honrando um acordo feito no início dos atuais mandatos e firmando um rodízio entre os partidos com mais prefeitos.

Tubarão é a maior cidade do Estado administrada pelos filiados ao PP, e a liderança de Ponticelli também pode prevalecer. Quando deputado estadual, presidiu a Alesc, chegando a assumir o governo do Estado interinamente, e também a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

O último prefeito do Sul do Estado a presidir a Fecam foi o ex-prefeito de Siderópolis Douglas Warmling, o Guinga, na época também filiado ao PP, no ano de 2012. O único nome da Amurel a presidir a entidade foi o ex-prefeito de Tubarão Estêner Sorato, entre 1990 e 1991.


Na pauta da Amurel
O processo eleitoral da Fecam, inclusive, faz parte da pauta da Assembleia Geral Extraordinária da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna), convocada para esta segunda-feira pelo presidente, prefeito de São Martinho, Robson Back (MDB). Ele, juntamente com a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, e o prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, integra a comissão eleitoral, que ficará responsável por analisar, impugnar, homologar e publicar as chapas registradas.

Zumblick no MPSC
A exposição “Zumblick – O pintor da história catarinense” inaugurou o “Espaço Arte Catarinense”, na nova sede administrativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Edifício Ministério Público, na última sexta-feira, 7/12. A mostra, que contará com 22 telas do artista plástico, ficará sediada no hall de entrada do novo prédio durante oito meses.

Camaro amarelo
A Polícia Militar de Balneário Camboriú conta agora, em sua frota, com um Camaro. Mas o veículo de luxo nada tem a ver com o status de cidade turística. O carro, que vai ser utilizado nas atividades do Proerd (Programa Educacional de Redução de Drogas), foi apreendido em 2013 pela PM, e, após manifestação do Ministério Público de SC, recebeu autorização da Justiça para ser utilizado como viatura. Se a moda pega!

Esperança em 2019
Com a coluna desta semana, me despeço dos leitores do Diário do Sul em 2018. Não foi um ano fácil em diversos aspectos, mas fica a esperança de um 2019 bem melhor. Pensamentos positivos são sempre melhores que os negativos. Por isso, precisamos acreditar sempre que algo de bom está reservado para ocorrer. Deixo aqui a minha mensagem de boas festas e de um próspero Ano Novo.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL