MENU

COLUNISTAS


Política

RAFAEL MATOS




 
 

Sábado, 18/05/2019, às 06:00

O que é uma assessoria de comunicação?

Assessoria de imprensa (AI) ou assessoria de comunicação (Ascom)? Embora as buscas no Google ainda coloquem a primeira opção na preferência de quem busca saber sobre o assunto, considero a segunda mais atual e abrangente, podendo incluir a AI. Mas, afinal, o que é uma assessoria de comunicação?

O trabalho de uma Ascom tem relação direta com o interesse por uma comunicação eficaz. Ajuda a estabelecer e manter linhas mútuas de diálogo, compreensão, aceitação e cooperação entre uma organização e seu público-alvo.

As assessorias de comunicação aprimoram o entendimento interno e externo das estratégias, objetivos e realizações de uma empresa. Ajudam a construir uma imagem pública positiva e de boa reputação.

Muitas organizações não entendem a importância da Ascom. Esse é um problema comum que muitas empresas enfrentam, mesmo que a comunicação seja essencial para o sucesso de um negócio.

A assessoria de comunicação desempenha um papel estratégico na identificação, resposta e até criação de tendências, elaboração de mensagens apropriadas e fornecimento de métodos sofisticados de comunicação.

Toda organização sobrevive, no final das contas, apenas com o consentimento público, e esse consentimento não pode existir em um vácuo de comunicação. Por isso, a Ascom precisa se basear em uma visão de longo prazo das relações de uma empresa com os vários grupos de pessoas que compõem seu público (clientes, potenciais clientes, funcionários, mídia etc.).


Uma notícia boa

Após conversas, reuniões e visitas técnicas, o Brasil espera a habilitação de mais de 70 frigoríficos para exportar para o mercado chinês. A equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá encaminhar às autoridades chinesas informações finais sobre os estabelecimentos (carnes bovina, suína e de aves). A ministra Tereza Cristina e o administrador-geral de Aduanas da China, Ni Yuefengtiveram, em encontro na semana passada na China, afirmaram que, se confirmada a negociação, deverão ser reforçadas as exportações, que até agora estão apenas 0,2% superiores ao que foram em 2018.

E uma notícia ruim
Dados do IBGE indicam que o número de desempregados no Brasil subiu para 13,4 milhões de pessoas no primeiro trimestre. Deste total, 5,2 milhões procuram emprego há mais de um ano. Outros 3,3 milhões buscam uma vaga no mercado de trabalho há dois anos ou mais. Outras seis milhões de pessoas estão na fila do desemprego há mais de um mês e há menos de um ano, e 2,1 milhões estão procurando emprego há menos de um mês.

Eletrosul
–O Brasil é o país mais procurado, na América Latina, para a realização de reuniões de negócios. Apesar de manter a liderança na região, o país perdeu uma posição no ranking mundial em relação a 2017, ficando em 17º lugar.
–O deputado Zé Milton (PP) protocolou um projeto de lei na Alesc com o objetivo de permitir a ampliação do mix de produtos nas farmácias. Segundo o autor, os produtos incluídos na lista não afetam o atendimento à Saúde, prerrogativa básica das farmácias e drogarias.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL