MENU

COLUNISTAS


Variedades

RAMIRES LINHARES




 
 

Ontem, 26/05/2018, às 06:00

O recado das estradas

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!
Antes de fechar a coluna, a paralisação dos caminhoneiros, novos heróis nacionais, ainda não tinha acabado. Mas o “presidento” Temer já tinha ameaçado usar as Forças Armadas para acabar com o movimento, depois de ter anunciado um acordo, no qual, pelo jeito, só o governo acreditou.
Independente de tudo, o manifesto dos caminhoneiros, acompanhado por outras categorias, como agricultores e pecuaristas, teve o apoio da população e até de entidades associativas. Pelo que parece, a população estava só esperando alguém começar para gritar também e soltar “os bichos”, como se diz, num país em que o povo sempre paga a conta.
O governo bateu cabeça com a greve nas estradas. A princípio, não deu importância, e depois acenou, como sempre, com medidas populistas, aquelas que apresentam soluções fáceis para problemas complexos. E é assim que o país tem sido gerido na última década, com um populismo que beira ao ridículo, mas que o povo mostra não engolir mais.
E não se engane. Essas manifestações dos caminhoneiros só tiveram o apoio e simpatia da população porque não se viu lá nenhuma bandeira de partido político, nenhum carro de som com “lideranças” empunhando microfones, nenhum grito de “Lula livre”, nenhum movimento doutrinado dos sem isso, sem aquilo, ninguém tirando a roupa, quebrando símbolos, pichando prédios públicos. O que se viu foi tão somente um movimento natural, de brasileiros trabalhadores, que cansaram de apanhar e pagar a conta.
Só esperamos que não esmoreçam e que esse grito chegue às urnas em outubro.

148 anos
Mesmo que alguns eventos da celebração tenham sido cancelados por conta dos protestos dos caminhoneiros, a cidade de Tubarão festeja, nesse domingo, 148 anos de sua fundação. Uma cidade que tem na sua gente o principal valor. Gente ordeira, solidária e forte, cuja vontade de vencer e progredir tem sido mostrada através dos tempos, de diversas formas. Quando o destino nos impôs uma enchente em 1974 ou um forte vendaval em 2016, essa gente tubaronense mostrou todo o seu valor, e ressurgiu forte desses infortúnios. Essa gente merece celebrar mais um aniversário do pedaço do mundo que escolheu para viver. Parabéns, tubaronenses! Parabéns, Tubarão!

Sobre atitude...
“Os homens deveriam ser lembrados mais por suas atitudes do que por suas palavras; mais por seus acertos que pelos seus erros e mais por suas virtudes que pelos seus defeitos”. Augusto Branco

Debate adiado
O Ciclo de Debates com pré-candidatos a governador de Santa Catarina nas próximas eleições, promovido pela Maçonaria, que seria realizado na próxima segunda-feira, aqui em Tubarão, foi adiado. Alguns dos debatedores que estariam no evento são parlamentares e precisarão estar na capital federal por conta dos últimos acontecimentos. Uma nova data será marcada.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL