MENU

COLUNISTAS


Variedades

AMANDA MENGER




 
 

Quinta-feira, 14/12/2017, às 06:00

O inferno são os outros

A frase aí de cima no título é do escritor francês Jean Paul Sartre. Proferida há algumas décadas, logo após o fim da 2ª guerra mundial, ela continua muito atual. A frase tem vários sentidos e pode ser aplicada em diversos contextos. Um deles é a relação que temos com o outro.

Temos vivido tempos sombrios, nos quais a palavra do outro, se diferente da minha, não é apenas uma opinião contrária, e sim uma declaração de guerra. E aí é que está um grande ponto: o que nos incomoda nos outros, aquilo que reclamamos, o que tanto reclamamos, diz muito mais sobre nós mesmos do que sobre o outro.

Já perceberam que aquilo que julgamos nos outros é o que muitas vezes nós queríamos fazer e não fazemos, e isso ocorre por vários motivos, por medo, por falta de coragem ou ainda outra questão. Você já parou para pensar sobre o que acha dos outros? E o que isso diz sobre você?

Às vezes, só nos damos conta disso quando vestimos os sapatos do outro. Isso quer dizer que só quando passamos por uma situação em que somos julgados ou muito criticados, e estas falas não condizem com o que realmente fizemos ou somos, é que entendemos como já fomos injustos com os outros.

O que somos é resultado de muitos fatores: gênero, etnia, cor de pele, lugar social, classe econômica, profissão, nossas decisões e nossa visão de mundo, mas também é aquilo que percebemos ou deixamos transparecer a partir da convivência social. O inferno realmente são os outros. Eles podem nos mostrar aquilo que não gostamos e nos confrontar com os nossos próprios fantasmas.

Agora, fim de ano, é um bom momento para pensar em várias coisas, entre elas o que somos e o que gostaríamos de ser. E uma boa forma de refletir sobre isso é o jeito como tratamos os outros, o que criticamos e o que reclamamos. Até que ponto é algo que é do outro e até que ponto isso é seu e você tem dificuldade para lidar? O inferno são os outros que nos forçam a ver o reflexo real do espelho da existência.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL