MENU

COLUNISTAS


Política

NÉIA LOPES




 
 

Quarta-feira, 26/09/2018, às 06:00

Apoio a Bolsonaro

A declaração de apoio do prefeito Joares Ponticelli a Jair Bolsonaro fez com que muitos dos eleitores do presidenciável aqui na região passassem a vislumbrar na candidatura de Gelson Merisio um nome bom para o governo do Estado. As promessas de campanha de Merisio, relacionadas ao enxugamento da máquina pública, com o fim das indicações políticas, por exemplo, são muito semelhantes às apresentadas pelo candidato do PSL à presidência.

Apoio
Filho do ex-deputado e ex-prefeito de Tubarão Genésio Goulart, Thiago  Goulart, que é vice-presidente da Cergal, reuniu lideranças da comunidade da Madre no último final de semana em um evento em prol da dobradinha emedebista Edinho Bez e Volnei Weber.

Mulheres 
Chynthia Mariani, esposa de Mauro, e Ivete Appel da Silveira, candidata a suplente de senadora e esposa do saudoso LHS, estiveram em Tubarão para motivar a militância feminina na campanha majoritária de Mauro Mariani e Napoleão Bernardes e para os candidatos ao Senado Jorginho Melo e Paulo Bauer. Os candidatos Edinho Bez e Volnei Weber também participaram.

Licença
O vereador Pepê Collaço pediu prorrogação de sua licença do Legislativo municipal, com o objetivo se de dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Com isso, Evandro Mota permanece na Câmara de Vereadores, e a Casa continua sob o comando do edil Dalton Marcon.

Estratégia
Enquanto Amin e Colombo demonstram que a estratégia nesta reta final será de execução de trabalho em conjunto, em busca de votos ‘colados’, a dupla Paulo Bauer e Jorginho Mello dá sinais de que a situação vai se complicar dentro da própria chapa. O tucano, inclusive, já ingressou com representação contra Jorginho, na tentativa de barrar uma pesquisa contratada pelo republicano.

LHS
Esta situação nos faz lembrar de Luiz Henrique da Silveira, que, com sua reconhecida coragem, ‘carregou’ Paulo Bauer na eleição de 2010. Em seus discursos, o emedebista dizia que, se fosse para não votar também no tucano, não precisaria votar nele também.

Infidelidade
Muitos vereadores da região que estão apoiando candidaturas de outros partidos estão sendo ameaçados de expulsão, por infidelidade partidária. Vale destacar, entretanto, que, nestes casos, mesmo com expulsão, os legisladores permanecem com os respectivos mandatos. Isso porque o entendimento jurisprudencial é no sentido de que a perda do mandato somente ocorre no caso em que o político troca de mandato sem justa causa.

Regional
O candidato a deputado federal José Luiz Tancredo (PSDB) participou da sabatina que a CDL de Tubarão está realizando com os candidatos da região. Na oportunidade, Tancredo apresentou números da região Sul do Estado que comprovam a necessidade de termos uma representatividade maior em todas as esferas políticas.

Indeferida
Em decisão monocrática proferida ontem, o ministro Admar Gonzaga, do TSE, acatou recurso do MPE e indeferiu o registro de candidatura do ex-prefeito Beto Martins a 2º suplente de senador, na chapa de Jorginho Mello. Na decisão, o ministro destacou que os documentos apresentados por Beto para comprovar filiação ao PSDB no prazo legal foram produzidos de forma unilateral. Por se tratar de decisão monocrática, ainda cabe recurso ao Pleno do TSE.

DIZEM, MAS EU NÃO AFIRMO
Que Joares ‘mitou’...




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL