MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Quinta-feira, 17/01/2019, às 06:00

Mindset: você sabe o que é?

A  palavra mindset significa “modelo mental”. O conjunto de ideias, crenças e valores que uma pessoa possui é responsável por seu mindset. Esse modelo mental é responsável pela maneira como o indivíduo compreende, enxerga e julga tudo o que acontece em sua vida. Trata-se da percepção que cada um tem da realidade.

A escritora e estudiosa do tema Carol S. Dweck explica que o sucesso em diferentes áreas da vida não se deve somente a um “dom”. Ele é resultado da maneira como nós encaramos a vida, do nosso modelo mental, o mindset. É a partir do mindset que enfrentamos as mais variadas situações do cotidiano, e também é por meio dele que tomamos decisões.

Após pesquisar durante muitas décadas, a especialista chegou à conclusão de que existem dois tipos de mindset: o fixo e o progressivo. 

Pessoas com mindset fixo acreditam que sua capacidade e sua inteligência são imutáveis. Ou seja, se eles não nascem com determinada habilidade, não irão conseguir desenvolvê-la ao longo do tempo.  Quem tem a mentalidade mais fixa demonstra mais pensamentos negativos e tem a inclinação de ficar estagnado e desmotivado diante de situações complicadas e que fogem do comum.

Geralmente, eles entendem que a inteligência deles está sendo colocada em julgamento a todo momento, e se sentem inseguros em relação a isso. Essa tendência impede que a pessoa adquira novos conhecimentos. Possuem muito medo de errar, porque na cabeça deles errar significa fracasso.

O segundo tipo de mentalidade é chamado de mindset progressivo. Ao contrário da mentalidade fixa, as pessoas com mindset progressivo acreditam que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que elas sejam focadas, esforçadas e trabalharem duro. Um indivíduo com esse mindset tem aptidão para aprender e evoluir. Se ele errar, não tem problema, pois ele acredita que é possível assimilar novos conhecimentos com o que não deu certo. Portanto, quem possui um mindset progressivo é movido por desafios. E alcança mais resultados. 

É possível criar uma mentalidade diferente daquela que as pessoas estão acostumadas. Confira algumas sugestões para manter seu mindset elevado:

–Elabore planos para uma vida melhor;

–Leia livros, artigos que possam trazer mais conhecimentos;

–Seja amigo de pessoas que obtêm bons resultados. Observe como essas pessoas agem quando seus planos dão certo e também quando dão errado;

–Perceba como é a mentalidade das pessoas que você admira e, a partir daí, aperfeiçoe seu próprio mindset.

O sucesso em nossas vidas está diretamente ligado ao que pensamos. Não adianta mudar uma atitude se a mentalidade não for alterada, pois logo o comportamento anterior voltará. É preciso alimentar pensamentos desafiadores para elevar seu mindset e conseguir mudanças efetivas. 




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL