MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Terça-feira, 17/10/2017, às 06:00

Quero pedir demissão, mas tenho medo

Se você se encontra nesta situação, saiba que não é o único. Pesquisas recentes demonstram que mais da metade dos profissionais estão insatisfeitos com seus empregos. E mesmo assim, permanecem neles.
Por mais decidida e corajosa que seja uma pessoa, ainda assim ela sentirá medo na hora de trocar de emprego. O papel profissional é fundamental para a maioria das pessoas. Por isso, é absolutamente normal sentir insegurança e muitas dúvidas na hora de sair do emprego, principalmente quando você possui estabilidade.

Como superar o medo

Definição
Definir o que quer é essencial. Se quer sair do emprego atual, beleza. Mas, quer trabalhar em quê? Quer continuar na mesma área, mudar de área... Quer empreender? O que você busca em primeiro lugar, e em segundo ou terceiro? Reserve tempo e defina as opções.

Planejamento
Faça um planejamento de como conseguir o que você quer, de quais serão os primeiros passos. Se possível, comece a se mexer ainda no atual emprego. Se for preciso, peça ajuda. Psicoterapia e coaching são ótimas opções para auxiliar uma pessoa a enxergar novos horizontes e superar os medos. Afinal, a maior parte dos medos não são tão reais, eles estão apenas em sua cabeça.

Reserva Financeira
O principal medo da maioria das pessoas é ficar sem dinheiro. Por isso, ter uma reserva financeira irá diminuir sua ansiedade. Nada de valores astronômicos, apenas o suficiente para se manter de dois a quatro meses, tempo médio para conseguir uma recolocação, se for o caso. Se você quiser abrir um negócio próprio, a reserva deve ser de acordo com seus objetivos. Mas não faça desta etapa uma barreira. Apenas comece a poupar um percentual de seu atual salário.

Comece
Pare de ficar esperando o momento certo, planeje esse momento e comece. Como citado acima, você pode ir se aproximando de seu objetivo enquanto ainda está trabalhando. Faça contatos, olhe para o mercado. Comece a observar as vagas e encontrar meios de ficar por dentro das novidades da área em que você pretende atuar.

Não tenha pressa
Geralmente, um profissional começa a planejar sua saída com um ano de antecedência. Pode parecer muito tempo, mas, se você não começar hoje, não irá tomar a decisão nunca. Claro que tudo depende de onde você está e, principalmente, de onde quer chegar.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL