MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Quinta-feira, 18/07/2019, às 06:00

Aprenda a lidar com sentimentos ruins

Sabemos o quanto é importante pensar positivo. Nosso estado mental contribui para nossa felicidade e realização. Pensamentos, sentimentos e crenças interferem demais na performance dos seres humanos.

Percebo que a maioria das pessoas possui uma necessidade de controlar seus sentimentos a fim de se sentirem felizes o tempo todo. Por exemplo, uma pessoa que passa por um período sentindo-se triste quer imediatamente tomar remédios ou arranjar outro subterfúgio para “aliviar” a dor. Não se permitem sentir.

É verdade que observamos, a cada dia, em nossa sociedade uma “enchente” de propagandas vendendo a felicidade. A mensagem transmitida é: você tem que estar bem, se você não está feliz hoje é porque há algo errado. Elas conduzem a ideia de que você precisa se sentir alegre todo o tempo.

Mas a realidade não é assim. A maioria de nós não sabe exatamente como vai se sentir de um dia para o outro. Estamos sujeitos a nos sentirmos mal a qualquer momento. Podemos nos sentir energizados e felizes pela manhã, e estranhamente desapontados e tristes à tarde. Isto porque não conseguimos prever tudo que acontece à nossa volta e controlar todos os nossos pensamentos.

É possível, sim, responder aos nossos pensamentos negativos, programar respostas positivas e desviar padrões, melhorando assim nossos sentimentos. Nossa meta pode e deve ser nos sentir bem a cada dia, e há sempre essa possibilidade. O que não devemos é achar que somos anormais se nos sentirmos tristes, angustiados, com raiva, com medo. Enfim, podemos nos sentir assim de vez em quando.

É normal possuir sentimentos que são de certa forma inconvenientes.

Nossa maior preocupação não deve ser de nos sentirmos bem a qualquer custo, mas aprender a compreender e lidar com nossos sentimentos, não importando quais sejam.

Fazemos isso aceitando a realidade de que todos passam por aflições e precisamos nos permitir sentir e compartilhar nossos sentimentos com os outros. Praticando isso, aprenderemos a viver melhor com nossos sentimentos, sejam eles quais forem.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL