MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Terça-feira, 15/08/2017, às 06:00

Você não se encaixa?

Há algumas semanas li um artigo da minha prima Laís Schulz, no Linkedin. Lá ela relatava um pouco de sua trajetória profissional e sobre seus sentimentos de não se “enquadrar” em algumas de suas experiências de trabalho.

O relato de minha prima, infelizmente, não é único. Conheço inúmeras pessoas com esse mesmo sentimento: inadequação em relação ao seu trabalho. Pessoas que permanecem anos em determinados empregos, porém jamais se sentem realizadas profissionalmente. Muitos abrem mão de ter qualidade de vida em prol de manter sua situação financeira.

Precisamos de dinheiro, claro! Todos precisamos. No entanto, quando você não se “encaixa” e se sente infeliz e frustrado com seu emprego, é necessário descobrir outro lugar ou outro tipo de trabalho com o qual se identifique.

Também já passei por isso, trabalhar em algo que me deixava infeliz, me sentia frustrada e não sabia o que fazer, pois precisava da grana. Precisei me preparar durante quase um ano para conseguir pedir a conta e traçar novos rumos. E essa é minha dica: prepare-se! Ao invés de se acomodar por receber um salário no final do mês, busque outras alternativas e vá se preparando para a mudança.

Porém, cuidado! Não pense que trocar de emprego ou de atividade irá resolver todos os seus problemas. Todo trabalho tem a parte chata, cansativa e que nos deixa infeliz. E sempre há fases em que você ficará desmotivado. Mesmo hoje trabalhando com o que amo, há dias em que me sinto desanimada e isso é totalmente normal.

Penso que é sempre melhor, antes de mudar, criar outras opções dentro do mesmo emprego. Às vezes pequenas mudanças na sua rotina de trabalho trazem maior satisfação profissional. Se isso não resolver e o sentimento de frustração te acompanhar por um longo período, aí sim é hora de entrar em ação.

Planeje sua transição de carreira e, se for preciso, busque ajuda profissional. Coaching e e psicoterapia auxiliam a organizar pensamentos e sentimentos. E, assim, você conseguirá de forma mais segura traçar um plano para alcançar o que quer.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL