MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Terça-feira, 17/07/2018, às 06:00

A pretensão salarial

Falar sobre salário ainda é tabu para a maioria dos candidatos. Como recrutadora, inúmeras vezes presenciei candidatos “travarem” após ouvir essa pergunta.

Mesmo sendo desconfortável, na prática é difícil escapar do tema. Se estamos buscando uma recolocação, mais cedo ou mais tarde precisaremos falar sobre nossa expectativa salarial.

Muitas empresas avaliam a pretensão salarial dos candidatos. Algumas questionam durante a entrevista, outras exigem a pretensão no ato de envio do currículo.

Sabemos que o salário não é o único motivo para se trabalhar em uma organização. Mas, sem dúvida, é um fator muito importante. Por isso, necessitamos ter em mente o quanto precisamos receber por um trabalho.


Como calcular uma pretensão?


Isso varia muito. No entanto, é possível pesquisar qual a média salarial oferecida para a vaga na sua cidade ou região.  Além disso, pense na sua trajetória profissional, suas experiências e diferenciais. Isto irá ajudá-lo a elaborar uma pretensão justa. Se você está iniciando sua carreira e possui pouca experiência na área em que pretende atuar, pode colocar a pretensão um pouco abaixo do que o mercado oferece. Se, ao contrário, você possui mais qualificações e uma vasta experiência, a pretensão pode ser um pouco acima do que o mercado está oferecendo.

Também há uma sugestão comum dos profissionais especialistas em carreira: eles dizem que, se você já atua na área em que pretende trabalhar, provavelmente já tem um salário. Este deve ser seu ponto de partida. Se você está trabalhando e feliz, deverá pedir acréscimo de 20% ou mais do atual salário. Se não está tão feliz, peça o mesmo ou um pouco mais. E se está desempregado, pode pedir até 20% a menos do que recebia.

Nada disso é regra, vale o bom senso e a avaliação do seu custo de vida atual.

Pense em tudo isso e tenha um valor em mente antes de ir para a entrevista.


E se eu falar um valor muito alto e for desclassificado do processo seletivo?


Fale sua pretensão e mostre-se aberto a negociar. Se você mostrar interesse na vaga e tiver o perfil que a empresa procura, é grande a chance de a empresa querer negociar, muitas vezes oferecendo pacote de benefícios para adequar o valor solicitado.

Não tenha medo de deixar clara sua pretensão salarial, pois receber uma remuneração adequada é crucial para você permanecer na empresa após a contratação.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL