MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Ontem, 25/09/2018, às 06:00

A importância do feedback

Na última semana, em uma das empresas em que trabalho, estava conversando com uma colaboradora sobre sua descrição de cargos. Na ocasião ela relatou que está há mais de três anos na função e que nunca recebeu um feedback sobre seu desempenho. Notei que isso a deixava muito angustiada.

Ela não é a primeira pessoa que me relata esse fato. A palavra feedback é muito conhecida no mundo empresarial, porém a prática do feedback ainda é pouco utilizada.


Mas, afinal, o que é feedback?

Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar. Em português significa retorno, resposta, acompanhamento. Chamamos de feedback quando uma pessoa fornece um parecer sobre o comportamento de outra com a intenção de avaliar o desempenho e melhorá-lo. Resumindo: é uma conversa que revela os pontos positivos e os pontos a melhorar de uma pessoa.

Esse tipo de conversa entre gestor e colaborador é muito importante, pois o feedback revela se a empresa está satisfeita com o trabalho do colaborador. Através do feedback, o trabalhador saberá onde focar sua atenção. Se a pessoa é informada, de maneira correta, sobre o andamento das suas atividades, tem mais condições de aperfeiçoar  a execução de suas tarefas, além de compreender com clareza qual é o seu papel na organização.

Além de melhorias no clima organizacional, isso se reverte em outros benefícios para as empresas, como a retenção de talentos.

Sabemos que algumas pessoas não necessitam de feedback, elas sentem-se confortáveis em sua posição/cargo. Porém, há muitos colaboradores que precisam de acompanhamento para conseguir se desenvolver e oferecer o máximo de seu potencial.

Fornecer e receber feedback talvez não seja uma tarefa tão agradável, contudo, é necessário para nosso crescimento e para melhoria de nossos relacionamentos. Todos nós possuímos pontos a aprimorar. Se não soubermos onde estamos errando, como é que poderemos melhorar? Precisamos pedir feedback e agradecer às pessoas que nos fornecem. Além disso, também precisamos fornecer feedbacks honestos a outros sempre que possível. 




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL