MENU

COLUNISTAS


Geral

CLÁUDIA SOUZA DE ALBUQUERQUE




 
 

Sábado, 21/07/2018, às 06:00

Você tem dificuldade para dizer “Não”?

Dizer “não” deveria ser tão natural quanto dizer “sim”. Afinal, são escolhas que todos nós temos o direito de fazer e expressar.

O “não” é o limite, o balizador de nossas atitudes e pensamentos. Quem não sabe ou não consegue dizer “não” está sujeito a ter mais frustrações, decepções e insatisfações.

E por que muitas pessoas apresentam dificuldades em dizer “não”?

Geralmente, essa dificuldade está relacionada às crenças sobre si e sobre os outros, que construímos ao longo da vida, através, principalmente, da educação parental recebida.

Dizer “não” está muito associado à conotação de valor: é feio, é desfeita, é falta de educação negar um pedido a alguém. Essa conotação se perpetua e se reproduz gradativamente, e, como consequência, gera insegurança e medo de não ser reconhecido ou aceito pelos outros frente à necessidade de dizer “não”.

E, contrariamente a este pensamento e a estas crenças, dizer “não” é extremamente saudável e necessário em alguns momentos, para evitarmos prejuízos e sofrimentos. Quando dizemos “sim” no momento em que deveríamos dizer “não”, nos tornamos os únicos prejudicados, e acumulamos responsabilidades e sobrecarga demasiadas.

Portanto, dizer “não” não significa ofender, chatear ou ser mal-educado, significa, sim, aprender a olhar para si, reconhecer e respeitar suas próprias necessidades e sentimentos.

Por mais que possa parecer paradoxal, o “não” pode ter uma conceituação e conotação positiva, sim!

Pois o “não” trabalha,  sobretudo, com nossas capacidades de superação, renovação, inovação e recriação, e que podem significar necessidade ou imposição saudável – de delimitação de espaços e/ou até libertação.

Dizer “não” ao outro é, muitas vezes, dizer “sim” a si mesmo. É preciso coragem, maturidade e muita responsabilidade!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL