MENU

COLUNISTAS


Geral

CLÁUDIA SOUZA DE ALBUQUERQUE




 
 

Sábado, 19/01/2019, às 06:00

E hoje vamos conversar sobre bem-estar!

A vida na sociedade atual não é tão simples como aquela retratada nos comerciais de TV. 

Os dias reais quase sempre são recheados de muita correria, responsabilidades,  projetos, com a sensação de que o tempo parece estar encolhendo...  Mas, na verdade, o dia ainda continua tendo 24 horas.

Não podemos negar que a correria e os compromissos são importantes, pois denotam que temos ocupação e que estamos produtivos e ativos. Porém, é importante se dar conta da forma como se vive e se administra toda essa complexa demanda cotidiana, a fim de que isso não acarrete em prejuízos para nosso bem-estar.

E, quando se fala em bem-estar, é preciso ampliar essa compreensão para além da saúde física e da ausência de doenças. Bem-estar também  se refere à saúde emocional, à forma como você é, ao quão  bem você se sente com você mesmo, com suas emoções e com o mundo. Para ter uma vida harmoniosa e saudável é necessário encontrar um equilíbrio entre o bem-estar físico e o bem-estar mental. 

Apesar de todos já conhecerem teoricamente esse tal “bem-estar”, e sonharem com ele, é sempre importante conversar sobre o assunto, uma vez que a todo momento somos cobrados e exigidos a produzir incansavelmente, e a consumir de forma obsessiva, sem prestar atenção às nossas reais necessidades, sem perceber  o  distanciamento cada vez maior das atividades e atitudes de lazer.

E como resultado disso, assistimos diariamente em nossa sociedade ao aumento de casos de depressão, ansiedade, insônia, uso abusivo de medicações, drogas, álcool e de tantas outras desordens psíquicas e físicas.

Por falar nisso, você tem prestado atenção em como e quanto tem se dedicado a atividades pessoais? Lembra qual foi a última vez em que se sentiu bem e satisfeito com você mesmo e com suas relações nos diferentes contextos? Você tem um lazer, um hobby, mesmo que seja ficar absolutamente sem fazer nada por alguns momentos?

Se você ficou satisfeito com suas respostas para cada uma dessas perguntas, parabéns!

Mas se você ficou insatisfeito com suas respostas, conheça algumas atitudes que podem lhe ajudar a promover mudanças e bem-estar:

- Esvazie a mente por alguns momentos: separe um momento do dia para ficar apenas com você mesmo. Ouça uma música, respire, gaste alguns minutos relaxando, escrevendo, lendo ou refletindo.
- Cuide de suas emoções: encontre formas positivas de se expressar. Direcione sua energia para coisas que tragam realização e resultado.
- Aceite as pessoas como elas são.
- Pratique atividades ao ar livre, como pedalar, caminhar ou correr.
- Deguste aquela sua comida favorita, que há tempos você não come.
- Independentemente de sua religião ou crença, faça uma oração ou meditação ao acordar. Agradeça à vida e mentalize algo de bom que aconteceu com você ou que você quer que aconteça.
- Reserve um tempo no seu dia para ler sobre algum assunto que você gosta.
- Busque o bem-estar nas coisas mais simples.  A felicidade, às vezes, se esconde na simplicidade!

Bom final de semana!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL