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CLÁUDIA SOUZA DE ALBUQUERQUE




 
 

Sábado, 22/09/2018, às 06:00

Higiene do sono

Além do descanso que o sono proporciona ao nosso corpo, ele também favorece o equilíbrio de diversos sistemas e funções do nosso organismo. Portanto, uma noite bem dormida é fundamental para nossa saúde física e mental.

De acordo com Associação Brasileira do Sono, a privação ou problemas decorrentes do sono são responsáveis por 30% das mortes e 20% dos acidentes no Brasil.

Dormir bem requer o desenvolvimento de cuidados e bons hábitos, denominados de Higiene do Sono, que dá algumas dicas:

-Adote horários regulares de sono. Deite-se e levante-se habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos finais de semana;

-Evite cochiladas prolongados à tarde;

-Mantenha o quarto arejado, em temperatura agradável e pouco iluminado na hora de dormir;

-Vá para cama somente quando estiver com sono. Caso desperte no meio da noite e perca o sono, saia da cama e só retorne quando estiver sonolento novamente. Ficar deitado esperando o sono chegar gera ansiedade e estresse, o que dificulta ainda mais o adormecer;

-Mesmo que você não repare diretamente, dormir em ambientes barulhentos diminui a qualidade do sono e pode levar à insônia. Certifique-se de que não há barulho no local onde você dorme;

-Evite fazer atividades muito estimulantes pelo menos uma hora antes de dormir (como ver filmes e jogos de ação ou fazer exercícios aeróbicos);

-Durma apenas o tempo necessário para se sentir descansado. Se com 8 horas você já se sente bem, evite dormir mais do que 8 ou 9 horas, mesmo que não tenha compromisso no dia;

-Faça atividades físicas regulares durante o dia, porém, saiba que os exercícios à noite podem atrapalhar a qualidade do sono;

-Evite bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos com cafeína, principalmente próximo ao horário de dormir;

-Não utilize computador, celular ou assista TV no quarto. Lembre-se de que você só deve ir para o quarto e para a cama quando realmente estiver sonolento.


Agora você já sabe o que deve fazer para ter uma boa noite de sono.
Espero que tenham gostado!




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