MENU

COLUNISTAS


Geral

PEDRO HERMÍNIO




 
 

Quarta-feira, 18/07/2018, às 06:00

Operações visitando a cozinha e o forno

Está muito em voga nos canais televisivos a realização de concursos para extrair os melhores pratos elaborados, dando visibilidade a muitos chefes de cozinha.
Dentro desse mercado promissor, tiveram início nos 20 municípios da Regional da Fazenda de Tubarão as Operações Visitando a Cozinha e Visitando o Forno, com características semelhantes.
As operações têm esse nome porque visam acompanhar, alertar e até auditar, se for o caso, empresas dos segmentos de bares, lanchonetes, restaurantes, bem como panificadoras, cafeterias e confeitarias.
O objetivo é analisar o cumprimento de obrigações ditas acessórias, com relação à emissão de documentos fiscais, emissores de cupom fiscal, uso de comandas rígidas na venda por chave primária, interligação de balança, verificação de cadastro fiscal de produtos, entre outros itens. A verificação também é feita com relação ao potencial de vendas, uso de cartão de créditos e itens em substituição tributária, para que se possa verificar o total de ICMS pagos (sejam empresas optantes pelo Simples Nacional ou não).

 

E tem mais 
O trabalho se estenderá por todo o Estado. Num primeiro momento, a abordagem ocorre no local, sempre através de uma “visita”, razão do nome. Posteriormente, caso haja fatos a serem corrigidos, o que é corriqueiro, convidam-se para uma explanação inicial o contabilista e um representante da empresa, para que possam regularizar o que for identificado como não adequado. Idealizadas pelos auditores fiscais Geovane Elias, gerente regional, e Luiz Alberto Martins, as ações tiveram como base a operação concorrência leal. Entretanto, possuem um foco mais personalístico, aproximando o fisco das empresas, mantendo as características específicas dos ramos que atendem, ou seja, cozinha e forno.

Trave no olho

O amigo leitor tem assistido às críticas nas mídias sociais a respeito da postura incorreta praticada por políticos, empresários e servidores em relação ao descaso com o patrimônio público e outros desvios, como a prática de corrupção. O que entendemos, justificadíssimo. Mas, por incrível que possa parecer, muitas delas estão atreladas a pessoas que se utilizaram de artimanhas, como as praticadas de forma desleal, para tirar proveito próprio. Encaixa aqui a citação bíblica: “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão”.

Contabilidade em foco

Com o intuito de valorizar a profissão da contabilidade, o contador Laênio Mota Oliveira iniciou há quinze dias na ARTV, canal 5, em Araranguá, divulgando e discutindo temas voltados ao setor, que, segundo ele, é o grande responsável pelo fomento da economia. Ontem, o assunto tratado foi a contabilidade rural. Sucesso ao amigo nesse nicho de mercado.

Palestras aos contabilistas
A convite dos Sindicont’s - Sindicatos dos Contabilistas das Regiões de Araranguá e de Tubarão, estaremos proferindo palestras com os seguintes temas: concorrência leal, orientações sobre bloco X, operações visitando a cozinha e forno, operações de rotinas – Dia dos Pais, atuação dos grupos especialistas de fiscalizações e proposta de reforma tributária solidária. As palestras acontecerão no dia 23, às 19h, no auditório da Aciva, em Araranguá; e no dia 24, no mesmo horário, na sede do Sindicont, em Tubarão. Os presidentes Laênio Mota Oliveira e Patrick Fontana Nandi lembram que o custo da inscrição é um quilo de alimento não-perecível, a ser destinado à instituição beneficente local. Estão convidados os gerentes regionais das respectivas cidades.

Refletindo
“Respeito ao dinheiro público”. Uma ótima semana! Fabiano Dadam Nau.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL