MENU

NOTÍCIAS


TODAS | EDIÇÃO DE HOJE | DA REDAÇÃO | DIVERSÃO | ESPORTES | GERAL | POLÍTICA | SEGURANÇA

06/07/2013, 06:00

Argentina é destino mais procurado


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Tatiana Dornelles
geral@diariodosul.com.br

O recesso escolar está chegando e muitas famílias planejaram com antecedência a viagem de férias. Entre os destinos internacionais mais procurados estão Argentina, Chile e Estados Unidos. Mas há também quem escolhe terras brasileiras para conhecer, principalmente o Nordeste.
Nas três agências de turismo consultadas pela Redação do DS - Anjotur, CVC e Fekatur, todas de Tubarão -, a Argentina apareceu como o destino mais procurado para as férias de julho. O perfil do público, nesta época do ano, é formado por famílias. “Bariloche e Buenos Aires, ambas no país argentino, são as cidades que os turistas mais desejam conhecer, pois são os principais destinos de frio. Também teve procura para os Estados Unidos, como Miami, Orlando e Las Vegas”, explica o gerente da CVC, Filipe Fornasa.
Segundo o gerente comercial da Anjotur Agência de Viagens e Turismo, Ademir Buerger, as viagens internacionais foram as mais buscadas pelos clientes, que geralmente organizam a viagem com seis meses a um ano de antecedência.
“O perfil do turista mudou há algum tempo e hoje as pessoas estão se programando com antecedência, pois é possível conseguir as melhores tarifas, hotéis, entre outros. Não tem mais aquele que deixa para a última hora, pois quando a pessoa programa a viagem antes, tem mais opções”, relata Buerger.
Na Fekatur Viagens, além da Argentina, o Chile e os Estados Unidos foram destinos bem vendidos. “Para julho, a Disney, em Orlando (EUA), foi bastante procurada para adolescentes. Já os países da América do Sul foram bem vendidos para os casais”, ressalta Kaio Fernandes, sócio-proprietário da Fekatur.

Viagens nacionais
No que se refere aos destinos nacionais, o Nordeste é bastante procurado, de acordo com as agências de turismo CVC e Anjotur. “Tem muita gente que quer fugir do frio e viaja para Fortaleza, no Ceará, e Natal, no Rio Grande do Norte. Entretanto, tem muitas pessoas que deixam para viajar fora da temporada, como agosto e setembro, que são meses de megapromoções nas agências de viagens”, conta Filipe Fornasa, gerente da CVC.
Segundo o gerente comercial da Anjotur, Ademir Buerger, o Nordeste foi bem procurado, mas no Sul do país foi Gramado que se destacou. “Gramado, no Rio Grande do Sul, foi bastante procurado por famílias para a viagem de férias na parte terrestre. Outro roteiro que se destaca é o religioso, uma forte tendência na nossa região”, acrescenta Buerger.

Turista procura dicas em blogs de viagem
Nos últimos três anos, os blogs de viagem começaram a ter mais visibilidade na internet e a influenciar na escolha de um destino, pois muitas pessoas baseiam-se na experiência de blogueiros especializados no assunto para escolher o lugar e programar o roteiro.
De acordo com o jornalista Thiago Khoury, que é blogueiro e coordenador do departamento de imprensa da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), não há um perfil específico de pessoas que procuram informações em blogs. “Todos que têm acesso à internet buscam dados de blogs. Ser blogueiro de turismo, por si só, é um nicho muito específico, mas entre eles existem os especializados em destinos de luxo, turismo sustentável, LGBT, internacional, com crianças... Por isso, o público é diverso e tende a crescer cada vez mais”, explica.
Dos blogs membros da RBBV, cerca de 10% atingem mais de 2 milhões de visualizações por mês. “Esse é um dado que mostra claramente o alcance dos blogs no público. Os blogueiros de viagem falam sobre destinos experimentados, testados, imprimem uma opinião pessoal sobre ele. Isso aproxima o leitor do escritor, permite uma troca de informações em tempo real através das redes sociais. Não existe nada mais autoral do que um blog e não há nada melhor do que saber quem é que está por trás daquilo que está sendo lido”, ressalta Thiago.
Entre os critérios do leitor para a escolha de um destino está o desejo pessoal em primeiro lugar. “Por mais que existam novelas, livros e filmes promovendo dezenas de destinos todos os anos, as pessoas possuem desejos pessoais que influenciam mais do que aquilo que aparece no mercado e na mídia”, acrescenta. E, segundo Thiago, o papel dos blogs é compartilhar conhecimento: “É assim que eles nascem, do prazer de dizer ‘fui lá e fiz dessa forma’”.



 


OUTRAS NOTÍCIAS



SEGURANÇA

Arma furtada é encontrada

18/09/2020, 06:00

SEGURANÇA

Grave acidente deixa três feridos

18/09/2020, 06:00

ESPORTES

Thiago Furlan é novidade no Hercílio Luz

18/09/2020, 06:00

GERAL

Festival Gastronômico Baleia Franca inicia neste sábado

18/09/2020, 06:00







MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL